Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

O BLOCO DA IDEOLOGIA - Por Sérgio Pires


 LULA, BOLSONARO E MARINA: QUAL 

DOS TRÊS É PIOR PARA O BRASIL?

Estamos indo para o fundo do poço, a passos acelerados. Derrubamos um governo incompetente e corrupto e colocamos no lugar um governo incompetente e quase tão corrupto quanto seu antecessor. Poderia haver notícia pior? Claro que sim, porque aqui é o Brasil e o que está muito ruim, pode ainda piorar bastante.  Pesquisa nacional realizado pela CNT, que geralmente acerta ao menos com alguma proximidade o quadro real, dá ao nosso futuro uma perspectiva das mais dantescas, quando se trata das intenções de voto para a escolha do novo Presidente, em 2018. Quem está muito à frente? Ele mesmo. Luiz Inácio Lula da Silva, “o” cara, segundo Barak Obama. O chefe da quadrilha que transformou o Brasil num poço de roubalheira, segundo várias denúncias que ainda estão sendo analisadas pela Justiça. O Salvador da Pátria, segundo mais de 30 por cento dos entrevistados. O Lula do PT, o partido que rachou o país ao meio e que o transformou numa espécie de propriedade privada dele e da “cumpanheirada”.  Há, mas há alguma esperança, pelos outros nomes lembrados na pesquisa! Nada disso, otimistas idiotizados. Empatados, em segundo lugar, na mesma pesquisa, mais duas pérolas, que sintetizam muito bem a quantas anda a qualidade dos nossos políticos: Jair Bolsonaro e Marina Silva.

Bolsonaro, líder extremista, está em segundo e em ascensão. O lado Brasil que não suporta mais a ideologia petista e de seus aliados em todos os níveis de Poder e de instituições; nem a ditadura da minoria; nem a imposição de dizer o que se pode falar, que piadas se pode fazer; nem de ensinar nossas crianças de seis anos que o homossexualismo é ótimo, esse Brasil está fazendo Bolsonaro subir em direção a um segundo turno. Seria ele, o muito ruim para o país, contra Lula, o que seria pior ainda. No meio disso, está a defensora das ONGs internacionais, louca para negociar nossas riquezas com seus amigos mundo afora, em nome da defesa do meio ambiente. Felizmente, Marina Silva é tão ruim que desapareceu do cenário. Ainda tem chance, mas cada vez menos. Dos três, o correto seria não votar em nenhum. Mas, lamentavelmente, é o que temos para o momento!

A PONTE E OS POLÍTICOS

Uma obra importante para Ji-Paraná foi lançada oficialmente nessa semana, com a presença de muitos pesos pesados da política rondoniense. Lá estavam o governador Confúcio Moura; o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho; o senador Valdir Raupp; Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho, todos recepcionados pelo prefeito Jesualdo Pires. A obra será uma ponte, ao custo de quase 6 milhões e 400 mil reais, através de emenda parlamentar do deputado Laerte Gomes, que ligará a cidade ao distrito Nova Londrina e Gleba G, onde se concentra a maior parte da produção agrícola da região. Muitos discursos ufanistas, demonstrações de união entre a classe política e festa. Agora, só falta tornar a obra realidade, o mais breve possível. Em Rondônia e em todo o Brasil, o número de obras que começam e nunca terminam é cada vez maior. Tomara que a ponte sobre o rio Urupá não entre nessa triste estatística.

OS DESAFIOS DE JULIANA

A prefeita Juliana Roque, que arregaçou as mangas e está trabalhando duro em Pimenta Bueno, já enfrenta a primeira crise. Da natureza. O rio transbordou e atingiu várias áreas ribeirinhas e as mais baixas da cidade. Juliana tem um desafiou enorme na sua administração: buscar recursos para fazer obras que evitem que esse problema, que há décadas atinge principalmente os moradores de áreas mais pobres, continue se repetindo praticamente todos os anos. Juliana está tendo o apoio do marido, o competente deputado Cleiton Roque e do Governo rondoniense. Mas as dificuldades  financeiras e de estrutura são imensas, como o são na maioria das cidades. Com cabeça voltada para o futuro e boas relações políticas, a jovem prefeita pretende dar uma sacudida na Pimenta Bueno, que anda precisando mesmo disso. Porque nos últimos anos, andou como caranguejo: para trás...

O BLOCO DA IDEOLOGIA

Quem não pensa igual aos donos do bloco Pirarucu do Madeira, que não entrem no bloco! Politizado, com a turma petista mandando e desmandando, até a marchinha do principal foi criada para deixar clara que a ideologia também domina o carnaval. Composição de Toninho Tavernard, a marchinha é uma crítica à decisão do prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, de tirar dos livros escolares, o ensinamento de questões sexuais e homossexualismo para crianças de seis anos, do ensino primário na cidade. Lá por Ariquemes, certamente a marchinha receberia o repúdio da grande maioria da população, que aplaudiu a decisão do Prefeito. Mas por aqui, em lugares onde os petistas ainda não estão extintos (eles são cada vez menos), a ideologia é que comanda tudo. Os outros que não pensem igual, que vão pular o carnaval em outro bloco!

“A GENTE SEMOS DO PCC!”

Agora, qualquer ladrãozinho pé rapado, quando é preso, avisa que é membro de “uma importante facção criminosa!”. É o status do crime, que pode salvar a pele desses pobres malandros, que vivem de migalhas e da desgraça alheia e que, claro, são usados, muitas vezes, apenas como mulas do tráfico, para encher os bolsos dos verdadeiros barões da bandidagem. Dia desses, a polícia pegou duas mulheres, pequenas traficantes, numa paupérrima vila de apartamentos no bairro Escola de Polícia. Uma adulta e outra menor, ambas companheiras de bandidos cumprindo pena no Urso Branco, só faltaram dar carteiraço nos agentes da lei: “a gente semos do PCC!”, gritou uma delas. Hilário, não fosse trágico, porque esses mesmos pequenos bandidos e bandidas, são capazes de matar friamente alguém, sem qualquer problema. Só não o fizeram ainda, porque não surgiu a chance. Mas vão fazer, sem dúvida, porque em breve estarão nas ruas de novo. São as leis brasileiras, preparando os pequenos criminosos para se tornarem grandes.

PARTIDO DA ENGANAÇÃO

O nanico Partido da Mulher Brasileira (PMB), uma das tantas excrescências da nossa política, é uma sigla...de homens. Uma vergonha! Malandragem pura, utilizada por quem tem cargo eletivo ou quer chegar a ele por manobras sacanas e, mais que isso, por causa do polpudo Fundo Partidário, mais um achaque dos partidos e dos seus membros, contra o bolso do pobre contribuinte. Pois o tal PMB, criado no bojo dessa legislação eleitoral nojenta e que leva à prática da malandragem em cada ato, foi punido pelo TSE, junto com outras siglas,  porque, em sua propaganda no horário gratuito de TV (outra vergonha!), só colocou homens para falar. O comando do PMB, todo, deveria ser é preso, por enganar não só a própria Justiça com essa conversa mole de partido de mulheres, mas principalmente por ludibriar o eleitor. Mas é claro que nada acontecerá. No Brasil, ser malandro, enganar, levar vantagem são virtudes, não defeitos. Ponha-se nesse caldeirão a impunidade e leis vergonhosas e se terá a verdadeira noção para onde estamos caminhando.

PERGUNTINHA

Se a eleição Presidencial fosse hoje e você não tivesse outras alternativas, votaria em Lula, Marina Silva ou no deputado Jair Bolsonaro?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)