Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Novidades da fronteira


Novidades da fronteira

Da sua recente visita a Bolívia, com uma comissão de parlamentares da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco) trouxe boas novidades para o povo da fronteira eNovidades da fronteira - Gente de Opinião do próprio estado que tem interesse em aprofundar o intercâmbio com o vizinho País.  Trata-se da implantação da balsa sobre o rio Guaporé, facilitando a ligação rondoniense com a região do Beni boliviano e a inauguração da Faculdade Binacional de Guayramirim.

Com a implantação da balsa em Costa Marques, proximidades do Forte Príncipe da Beira, o comércio da região será impulsionado com os principais centros consumidores bolivianos. A partir desta instalação, também poderemos contar com linhas regulares de ônibus para Cochabamba, Santa Cruz de La Sierra, etc.

No que ser refere à faculdade Binacional em Guayaramirim, destaca-se a importância do curso de medicina que é muito requisitado pelos estudantes brasileiros.


Placar elástico

Embora não existisse clima para a confirmação da cassação do governador Confúcio Moura nas instâncias superiores, não se esperava um placar tão elástico na sua absolvição perante o Tribunal Superior Eleitoral–TSE na quarta à noite. Por nove a zero, a decisão do TRE de Rondônia foi revista e o governador salvou o couro. Agora, os governistas respiram tranqüilos.

Farra de partidos

Com a regularização do Partido das Mulheres teremos 35 legendas devidamente em condições de disputar as eleições municipais do ano que vem e ainda ontem se julgava a ressurreição do Partido Liberal, formado para atrair deputados do PMDB interessados numa janela para se tornarem “governistas”. É coisa de louco!

Núcleos de bairro

O PDT de Porto velho se reuniu durante a semana e entre outros assuntos, tratou da revitalização do partido. A legenda decidiu criar núcleos de bairros e colocar em funcionamento o Instituto de Pesquisas Políticas e Sociais Alberto Pasqualini além de estender a campanha de filiações até março para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos no ano que vem.

Porto Velho

Com cerca de 300 mil eleitores, 500 mil habitantes, Porto Velho comemora hoje mais um ano de emancipação política e administrativa. Os desafios são muitos: a cidade pena com a saúde padece com a educação, sofre com a mobilidade urbana, vive um clima de insegurança, carece de água tratada, não tem patavina de esgoto, e a cada ano vivencia o caos das alagações.

Uma previsão

Ao tomar posse para seu segundo mandato de prefeito de Porto Velho ao final da década de 90, o saudoso prefeito Chiquilito Erse vaticinou que para colocar a cidade em ordem seriam necessárias três boas administrações seguidas. Naquela época a capital tinha pouco mais de 250 mil habitantes e as proporções dos problemas das Zonas Leste e Sul não eram tão eram tão grandes.


 

Via Direta

*** A partir de uma reivindicação do deputado Laerte Gomes (PEN-Alvorada) será possível a construção da segunda ponte sobre o Rio Urupá em Ji-Paraná *** Na reforma ministerial da presidente Dilma, o PDT deixará o Ministério do Trabalho e assumirá o Ministério das Comunicações *** Ao contrário da Usina de Tabajara em Machadinho e da ponte binacional  em Guajará, não faltarão recursos para a ponte do Abunã, já com cronograma avançado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)