Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

No WhatsApp Jucá fala sobre 'recurso no bolso' e termoelétrica


Gente de Opinião

Do Metropoles - Durante a votação no Senado que aprovou a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, na noite dessa terça-feira (20/2), o senador Romero Jucá (MDB-RR) foi flagrado pelo Metrópoles em conversa sugestiva no WhatsApp.

Na tela do celular do parlamentar, é possível ler a mensagem enviada a ele: “Reunião acontecendo agora com Paulo Linhares. Ele tá dizendo que o recurso da termoelétrica vai pro teu bolso…”. O contato do remetente é Marcelo Guimarães. Em outro trecho da conversa, também é citado um Rodrigo.

Não é possível identificar com certeza quem é Marcelo Guimarães. Mas a conversa dá algumas pistas. Há ao menos três personagens do mundo político com esse nome. O mais provável é o marido da prefeita de Boa Vista, capital de Roraima, Teresa Surita. Ela é integrante do MDB, mesmo partido de Jucá.

Depois de uma série de viagens e alto faturamento com diárias, a Justiça em Roraima mandou a prefeita demitir o esposo, em 2015, do cargo que ele exercia na Prefeitura de Boa Vista, acatando ação civil movida pelo Ministério Público. Segundo promotores do estado, Marcelo Guimarães usava a função como subterfúgio para acompanhar a mulher em viagens. Em caso de descumprimento, Teresa estaria sujeita à multa diária de R$ 2 mil.

No entanto, dois políticos da Bahia têm o mesmo nome. Ambos são cartolas do Esporte Clube Bahia. Marcelo Guimarães foi deputado estadual pela Bahia, de 1991 a 2007. Ele integra o PL-BA. O filho, vereador pelo município de Salvador em 2000, elegeu-se deputado federal em 2002. A carreira no Legislativo não foi tão longa quanto a do pai, e Marcelo Guimarães Filho não foi reeleito. Em tempo: o mais novo dos Guimarães é filiado ao MDB, partido de Romero Jucá.

Ex-secretário de Saúde

Outro mencionado no bate-papo entre Jucá e Marcelo Guimarães é Paulo Linhares, ex-secretário estadual de Saúde de Roraima. Cirurgião dentista, ele se desligou do cargo em 18 de janeiro, após a governadora do estado e desafeto do senador emedebista, Suely Campos, determinar que candidatos nas eleições 2018 não poderiam participar da administração pública.

Segundo a assessoria de imprensa de Romero Jucá, a mensagem foi enviada ao senador para alertá-lo de que “Paulo Linhares o está caluniando em uma reunião realizada em Boa Vista”. O emedebista, inclusive, teria solicitado os áudios da gravação do encontro “para posteriores medidas judiciais contra o (ex) secretário”, ao qual, ainda segundo sua assessoria, “o senador Romero Jucá faz ferrenha oposição”.

Também ex-vereador, Linhares é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Em janeiro, cerca de uma semana antes de deixar o comando da Saúde no estado, ele trocou o Progressistas (PP), sigla à qual esteve filiado por 20 anos, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A justificativa para a mudança partidária foi de que o atual presidente regional do PP, deputado Hiran Gonçalves, não garantiu abrir mão de uma tentativa de reeleição em favor da candidatura de Linhares a deputado federal.

“Eu sou aliado politicamente da governadora Suely, que tem meu apoio para as próximas eleições, mas não sou aliado do presidente do PP [Hiran Gonçalves] e não tenho segurança que o presidente vá me dar a vaga para disputar”, frisou Paulo Linhares, de acordo com a mídia local, ao assinar sua filiação ao PRTB.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)