Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

No palco do Cineamazônia, Betty declara outra vez seu amor aos povos indígenas


 No palco do Cineamazônia, Betty declara outra vez seu amor aos povos indígenas - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Na simplicidade que a caracteriza, a antropóloga e escritora Betty Mindlin caminhou entre cadeiras e olhou para o público presente no Sesc Esplanada. Na noite de sexta-feira (20), o 15º Fest Cineamazônia homenageou-a com o Troféu Mapinguari.

Esse público era constituído em sua maioria de jovens que nem haviam nascido no período de 1979 a 1983, quando Betty andava de aldeia em aldeia do Povo Suruí, no Parque Indígena do Aripuanã.

Foi para eles o breve discurso feito por quem teve o privilégio de compartilhar da vida desses indígenas antes mesmo do contato na floresta da região de Cacoal.

Betty contou-lhes que chegou a Rondônia, ainda território federal, pelas mãos da antropóloga Carmen Junqueira.

Quando escrevia seus livros a respeito dos Suruís, estes não viajavam para participar das reuniões e assembleias atualmente comuns. Tinham que armar seus arcos, flechas e algumas espingardas presenteadas pelo sertanista Apoena Meireles, para defender as terras invadidas.

“Passamos décadas lutando pelo que lutam agora: os direitos indígenas em geral. E vocês, neste glorioso Cineamazônia, estão hoje com a responsabilidade da arma nova, que é a arte” – disse.

Cautelosa, apelou: “A esperança que nós tínhamos de vencer está mais longe hoje. Talvez vocês não conheçam o que já foi destruído”.

E conclamou: “Vejam os filmes brasileiros, mesmo sabendo que isso não resolverá o tamanho da catástrofe que estamos sentindo e vivendo hoje”.

“Continuem a resistência daquele passado, e com luta!”.

O público aplaudiu Betty Mindlin.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)