Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

No 'Palácio da Memória' o desrespeito à memória


No 'Palácio da Memória' o desrespeito à memória - Gente de Opinião

Entra governo e sai governo e a sensação é a mesma: cada um quer deixar sua marca, como se nada antes tivesse sido feito ou valido a pena. Os governantes, e aqui se incluem prefeitos, comportam-se, no caso, como os leões que matam as crias das fêmeas para que só sejam gerados filhos com seus gens.

E isso é uma constante ruim que apenas comprova a sensação que o portovelhense sente, de que nenhum governante tem pela história local qualquer respeito, apesar das declarações em contrário feitas só mesmo para ganhar espaço midiático e aplaudo fácil.

Isso passa inclusive pelos erros que historiadores observaram, e denunciaram, nas placas colocadas pela Prefeitura em locais históricos e, também, pelo descaso com que datas importantes, para o Estado e o município, são relegadas a terceiro plano sem qualquer justificativa, apenas aumentando a sensação de que não há qualquer interesse em preservar a história e a memória da cidade que originou Rondônia, incluindo aí personagens seguidamente cultuados em discursos, mas que, na prática, também são jogados para debaixo do tapete.

Aqui já temos uma Avenida Chiquilito Erse, que pouca gente sabe onde fica, apesar de ser uma importante via de circulação e da economia portovelhense, mas que qualquer garoto sabe identificar, a Avenida Rio Madeira. Trocar o nome foi o único trabalho de vários anos de mandato de um vereador cujo projeto ficou conhecido como “avenida do papai”.

A praça em homenagem ao patrono do estado, o Marechal Rondon, é seguidamente citada com outro nome, de uma loja, por locutores e rádio, talvez interessados apenas no “jabá”. Mas também, francamente, com a favelização promovida pela prefeitura naquela praça e na que homenageia o criador do município, tal vez Rondon e Jonathas Pedroza tivessem vergonha de que seus nomes estejam ligados àqueles logradouros.

Agora é a vez do Palácio Getúlio Vargas, até pouco tempo chamado pela mídia oficial de “Palácio Presidente Getúlio Vargas”, mas que, agora, em mais uma ação deletéria de áulicos de plantão, está sendo chamado de “Palácio da Memória”, em outra demonstração de desrespeito e achincalhe da história, da cultura e da memória rondoniense.

Considere-se dito!

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Opinião de um importante leitor do Portal Gente de Opinião

Opinião de um importante leitor do Portal Gente de Opinião

          Como sou um pesquisador sensível a boa atuação dos seguimentos, constatei que do Site Gente de Opinião, onde faz parte os melhores jornali

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)