Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Natal magro, caras pálidas! - Por Carlos Sperança


 

Um recorde de estupros

Numa medida com o propósito de reduzir a violência contra a mulher, o Congresso Nacional pretende tornar o estupro um crime imprescritível e inafiançável. Proposta neste sentido, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC) foi apresentada no Senado, equiparando a tipificação de estupro a que é aplicada ao racismo no texto constitucional.

O autor da Proposta de Emenda a Constituição explica que o projeto é uma resposta às mulheres que estão com medo. Aquelas que sofreram trauma, que sofreram a violência e não recorrem às autoridades policiais com algum tipo de receio. “Se a lei mudar, se a lei for mais dura, quem sabe a gente ganhe um grande aliado para por fim a essa mancha que o nosso pais carrega”, acredita Viana.

Conforme Viana o Brasil é um dos países em que há mais estupros e que a proposta é uma questão de respeito as mulheres que, muitas vezes guardam ha décadas a brutalidade enquanto que os criminosos deixaram de ser punidos. As estatísticas apontam que 45 mil mulheres sofrem este crime por ano no País.


Natal magro

Natal magro, caras pálidas! - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ante uma queda brusca na arrecadação, o prefeito Mauro Nazif (PSB) se viu diante do desafio de quitar as folha de novembro, dezembro e décimo terceiro. Adotando um regime de economia de guerra para deixar as contas em dia, Nazif cortou até a decoração natalina e a festa da passagem de ano, além da demissão de centenas de comissionados. Natal magro, caras pálidas!

Um calendário

Rondônia chega ao final de 2016 como um dos únicos estados da federação com calendário de pagamentos em dia do funcionalismo público. As situações mais difíceis, conforme levantamento recente é do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde o pagamento dos servidores estaduais é feito parceladamente e o décimo terceiro para quer quitado no ano que vem.

Desatar o nó

O encontro de prefeitos rondonienses encerra hoje depois de discutir estratégias, perspectivas e desafios do municipalismo para os próximos anos. A maioria dos alcaides já assumem com dividas e a grande preocupação de todos é com os rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais de 30 dos 52 municípios do estado carecem de recursos para colocar as contas em dia. Quem assumir vai ter que desatar o nó.Natal magro, caras pálidas! - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Bênçãos de Chaves

Pelo menos meia dúzia de vereadores de Porto Velho buscam as bênçãos do prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) para a eleição da presidência da nova mesa diretora da Câmara Municipal da capital. Se quisesse – mas parece que não quer assumir maiores responsabilidades – o jovem irmão da deputada Mariana Carvalho, Mauricio teria as melhores chances. Alan Queiroz pode ser a bola da vez.

As alagações

Preocupado com os efeitos das alagações no auge do inverno amazônico, o prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) vai assumir o cargo dia 1º de janeiro desencadeando ações emergenciais para reduzir o problema. A limpeza de canais e igarapés, a desobstrução de bueiros e bocas de lobo, serão algumas medidas em mutirão que podem aliviar a situação das comunidades mais atingidas.

Via Direta

*** Duas grandes obras continuam paralisadas em Ariquemes. O Hospital regional e o teatro municipal ***Com o impedimento do candidato Antonio Bento o mais provável é que Guajará Mirim tenha uma nova eleição no inicio de 2017 *** Em Ji-Paraná amigos do ex-governador José Bianco tentam demovê-lo da intenção de pendurar as chuteiras *** Impulsionado pela agropecuária União Bandeirante é o distrito que mais cresce no Estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)