Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Não tem Plano B. PDT lança o pré-candidato Acir Gurgacz ao governo de Rondônia - Por Carlos Sperança



As novas espécies 

Uma nova espécie da biodiversidade amazônica é descoberta a cada dois dias, de acordo com um relatório recente do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apresentando uma coleção de 381 novas espécies de plantas e animais vertebrados da floresta. Vale dizer que o relatório foi uma compilação de dados colhidos junto a publicações científicas, sem considerar as pesquisas ainda em curso e sem publicação.

Pelo elementar fato de agregar mais conhecimento ao cabedal científico, uma vida nova descoberta por si só já constitui uma notícia positiva. Atrás de cada descoberta pode estar uma nova perspectiva de riqueza, quem sabe até a cura para uma doença teimosa ou alívio para os múltiplos sofrimentos humanos, que aumentam na mesma proporção das novas síndromes e correspondentes especialidades médicassurgidas para tratá-las.

Estas maravilhosas descobertas nunca vêm aos poucos, uma após outra, para ser saboreadas em todas as suas nuances e perspectivas: o WWF passa um tempão cuidando diligentemente de suas vidas animais e vegetais e aí, de supetão, despeja-nos de uma vez só um relatório com centenas de novas espécies, que deveriam ser, uma a uma, degustadas com uma bela reportagem especial.



 

Eleições 2018

Não tem Plano B. PDT lança o pré-candidato Acir Gurgacz ao governo de Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com puxas e esticas o panorama das eleições de outubro vão ganhando definições. O vice-governador Daniel Pereira assume o governo em meados de abril e pode anunciar seu apoio ao senador Acir Gurgacz, que poderá contar na escuderia de candidatos ao Senado o governador Confúcio (que deve ingressar no PSB ou PDT) e o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires. Um “Frentão” está em gestação já conciliando os interesses das nominatas dos partidos aos cargos da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Poder feminino

As mulheres entram com força na peleja na disputa pela Assembléia Legislativa de Rondônia nesta temporada. Nomes do porte da ex-vereadora Ana Maria Negreiros (PDT), das vereadoras de Porto Velho Elis Regina (PC do B) e Joelna Holder (MDB), da ex-prefeita Rosária Helena (Ouro Preto), da ex-vice-prefeita da capital Claudia Carvalho, estão  agitando os bastidores, além de Irma Fogaça (Ministro Andreazza). A campanha esta chegando às ruas.

Desarmando palanques

Por motivos ainda não esclarecidos, dois ex-prefeitos de Porto Velho estão desarmando os palanques. São eles José Guedes (PSDB) que seria postulante ao governo do estado e que teria levado uma rasteira de Expedito Junior e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) que estava preparado para disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa e cotado para ser um dos mais votados. Como se vê, alguns nomes de envergadura vão ficando pelo caminho.

Sem Plano B

Não tem Plano B. PDT lança o pré-candidato Acir Gurgacz ao governo de Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

È fake News, ou no populacho mesmo, conversa fiada esta historinha de que o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tenha desistido de disputar o governo do estado ou teria um Plano B para 2018, lançando Daniel Pereira (PSB) ou o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB). Não tem Plano B, nem C, nem D. O PDT lança neste dia 24 em Vilhena seu projeto de mobilização para as eleições com o pré-candidato Acir Gurgacz já começando sua caminhada pelo estado.

Tomada de posição

Com a presença dos caciques José Bianco, Marcos Rogério (atual presidente) e Adelino Follador, os Democratas se reúnem neste sábado em Ji-Paraná para uma tomada de posição para as eleições de 2018. O partido tratará das alianças e a formatação das nominatas para a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. A temporada tem sido boa para os Democratas que receberam muitas adesões e novas lideranças no decorrer de 2018.
 

Via Direta

*** O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves esta resolvendo alguns pontos de desgaste deste inicio do ano, como transporte escolar e o atendimento nos postos de saúde *** Já, a questão das alagações fica para ser tratada durante o verão, já que exigem obras de macrodrenagem *** Vereadores chupins de Porto Velho estão se fartando em viagens fajutas e diárias gordas *** Poucos se salvam nesta legislatura de Porto Velho, repleta de saqueadores do erário público.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)