Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Na POC, odontólogos especialistas fazem ajuste de dentadura, implante e biópsia


 Na POC, odontólogos especialistas fazem ajuste de dentadura, implante e biópsia - Gente de Opinião
No Centro Odontológico, cirurgias de alta complexidade melhoram
a saúde bucal do rondoniense /Fotos Daiane Mendonça

MONTEZUMA CRUZ
Em Porto Velho

Em fase de diagnósticos, o recém-inaugurado Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) brevemente também fará biópsias em ambulatório próprio, na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho “Um paciente com lesão de prótese mal adaptada foi a primeira exigência de biópsia”, informou hoje (15) a coordenadora do centro, cirurgia dentista Itaci Ferreira da Silva.

“Quando nota o aparecimento de lesão branca, a pessoa deve correr para o atendimento”, ela apelou.

As causas mais frequentes de leucoplasia (mancha branca ou cinza) e eritroplasia (manchas com áreas brancas e vermelhas) são fumar e mascar tabaco. Em Porto Velho há muitos fumantes, lembrou Itaci.

O caminho é a biópsia e a patologia, ela explica. E recomenda a todos o autoexame para constatar possíveis lesões, “aquelas que não desaparecem em dez dias”.

Crianças acima de 13 anos com comprometimento neurológico, jovens com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), portadores da síndrome de Dow e autistas dispõem agora dos serviços de alta complexidade.

Na POC, odontólogos especialistas fazem ajuste de dentadura, implante e biópsia - Gente de Opinião
Cirurgia dentista Itaci Ferreira, coordenadora do CEO

Funcionando há um mês, a nova unidade da POC preenche agrande lacuna. Além dessa clientela, socorre outra já regulada pelo bloco cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro: diabéticos e hipertensos.

Estão previstas também cirurgias bucomaxilares, a cargo do cirurgião traumatologista bucomaxilofacial Rodrigo Jacob. Elas tratam doenças e tumores da boca, corrigem anomalias faciais – maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias).

Por elas também são possíveis enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), e implantes dentários.

ATENÇÃO PARA A ZONA NORTE

A clientela do CEO é formada por pessoas incluídas no chamado atendimento “solto”.  O município tem três CEOs, dois na zona leste (nas policlínicas Hamilton Gondim e José Adelino) e um na zona sul (Amorim Matos).

Segundo Itaci, a POC pretende estabelecer parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para atender pacientes da zona norte. “Eles ainda estão descobertos”, frisou.

De acordo com a responsável pela regulação, cirurgia dentista Cibele Monteiro Chaves, a equipe de quatro cirurgiões cuida de 24 pessoas diariamente. A regulação é feita por telefone ou pelo sistema.

Em duas terças-feiras no mês, o dentista especialista em atendimento no Centro Cirúrgico do HB faz a triagem dos pacientes, requisitando exames e riscos cirúrgicos.

“Normalmente, constata-se deficiência motora”, observou a coordenadora Itaci Ferreira.

Agora, pacientes dos CEOs municipais com necessidade de internação para cirurgia oral menor, e tratamento de endodontia e periodontia, podem procurar a POC.

“O suporte aos municípios começa pela triagem, que melhorou muito com o apoio do Hospital Regional de Cacoal (na BR-364) e funciona pela regulação em Porto Velho”, explica a coordenadora.

O CEO cuida de situações buscais delicadas: de pessoas com dentaduras mal ajustadas que irritam a língua ou a parte interna das bochechas. Elas causam lesões pré-cancerosas, entretanto, às vezes, não existe uma causa óbvia. A displasia pode desaparecer se a causa é removida.

PRINCIPAIS LESÕES PRÉ-CANCERÍGENAS

Leucoplasia e eritroplasia são termos utilizados para descrever determinados tipos anormais de tecido que podem ser encontrados na boca ou na garganta:

► Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza.
► Eritroplasia pode ser ligeiramente abaulada, vermelha e que pode sangrar facilmente
► Eritroleucoplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas.
► O dentista pode ser o primeiro profissional a visualizar estas áreas brancas ou vermelhas, que podem ser precursoras de um câncer, uma lesão pré-cancerosa denominada displasia, ou uma lesão relativamente inofensiva.
► A displasia pode ser classificada como leve, moderada ou severa. Conhecer o grau da displasia ajuda a prever a probabilidade de ela progredir para um câncer ou desaparecer após o tratamento.
► A displasia severa tem maior probabilidade de se tornar um câncer, enquanto a displasia leve tem maior probabilidade de desaparecer completamente.

ONDE FICA

O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, dentro da POC Oswaldo Cruz, na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, e atende a pacientes pelo sistema de regulação, encaminhados por unidades básicas de saúde, via SUS.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)