Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Na OAB: Dois dias para debater exclusão e cidadania


 Na OAB: Dois dias para debater exclusão e cidadania - Gente de Opinião
Auditor do TCE-RO, Jaílton é uma referência quando o assunto trata
de portadores de necessidades especiais em Rondônia

Deficientes visuais, motoras, auditivos e mentais são os convidados a participar quinta e sexta-feira, 3 e 4, no auditório da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do I Encontro de Pessoas com Deficiência em Porto Velho, promovido pela Fundação Dorina Nowill e que terá como um dos expoentes o ativista Jaílton Delogo, funcionário concursado do Tribunal de Contas do Estado.

As inscrições, que podem ser feitas através do telefone 3901 3310, são principalmente para portadores de deficiência que podem levar um acompanhante, mas outras pessoas também podem se inscrever. Na quinta-feira, 3, o encontro será realizado em duas sessões, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Na sexta, 4, haverá apenas uma sessão, das 8 às 13 horas.

Segundo os organizadores a proposta de realizar um evento de tal porte na capital rondoniense tem a ver com a necessidade da discussão e difusão dos direitos do cidadão, o que trata também da inclusão, daí ter sido transformada a idéia inicial, que tratava só de cegos, para abrir a todos os segmentos.

Jaílton explicou que serão debatidos temas que envolvam o cotidiano de cada um dos segmentos dos Portadores de Necessidades Especiais. “Vamos tratar de questões relevantes até mesmo para não portadores de deficiência, porque todos nós formamos a sociedade”, disse ele.
 

Programa com muitos debates

O I Encontro de Pessoas com Deficiência em Porto Velho não vai discutir apenas questões ligadas à mobilidade e inclusão. Terá palestras sobre questões de saúde, cuidados com parentes que tenham deficiência, daí que o slogan é “Mais inclusão, menos indiferença”.

Da programação do dia 3 de dezembro consta, além da abertura solene, a participação do Núcleo de Educação do Estado e da UNIR. No dia 4 pela manhã será a vez de médicos de áreas diversas que tratarão de temas dessa área.

A partir da realização do encontro a proposta é que haja maior integração entre os membros dessa comunidade tanto para a integração social quanto, também, para a luta em defesa dos interesses comuns.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)