Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Mulher comanda a garagem do governo


 Mulher comanda a garagem do governo  - Gente de Opinião

Marta Emerick é a responsável pela garagem do governo estadual /Fotos Daiane Mendonça


MONTEZUMA CRUZ
 

Na garagem do Governo de Rondônia existem atualmente 206 carros em uso, informa a assistente administrativa Marta Batista Emerick. A repartição funciona no Bairro Pedrinhas.

O expediente começa às 5h, prolongando-se até o encerramento das atividades, às 22h. A administração instalou ponto eletrônico, sistema online de checagem, ar condicionado e construiu banheiros adicionais – um masculino, dois femininos e um com acessibilidade.

Carros de representação ficam atualmente estacionados na garagem do subsolo da torre Pacaas Novos: 20 automóveis Corolla, dois Etio, dois Línea e dois Palio.

“Secretário, diretor ou assessor não escolhe mais o carro, recebe o que está na vez. O motorista sabe o fluxo e conhece a frota”, diz o coordenador de gastos administrativos João Ricardo de Souza.

Em parceria com o DER, a Sugesp asfaltou, drenou, iluminou, construiu muro e portão no pátio, e colocou TV na sala dos motoristas. O antigo barracão ganhou estrutura metálica.

Antigos privilégios foram cortados. Carros não levam mais servidores ao aeroporto, nem atendem a questões pessoais.

“É certo que não se consegue ver tudo, por isso apelamos à população para que nos ajude a constatar abusos”, apela Isis.

Recentemente a Sugesp exonerou dois motoristas após receber denúncias de uso irregular, um dos quais estacionara o carro numa casa de jogo em pleno horário de trabalho. Ambos respondem a processo administrativo.

Em 2017 será concluído projeto de construção da sede da frota da Casa Militar, onde ficarão veículos usados para atender à segurança das residências do governador Confúcio Moura, do vice Daniel Pereira, e ao hangar.

A engenharia projeta a cobertura da garagem com placa solar que deverá captar energia para outras dependências do prédio. “No momento, analisamos o custo-benefício do uso com sustentabilidade”, diz João de Souza.

 “De alguns itens, a vistoria no Complexo é diária, a exemplo de torneiras, outras são semanais, mensais, semestrais e anuais, mas no geral o trabalho é permanente, em atendimento ao cronograma pré-estabelecido”, ela explica.

Mulher comanda a garagem do governo  - Gente de Opinião

Garagem do Governo, no Bairro Pedrinhas

ESPAÇOS OCUPADOS

A administradora do Palácio Rio Madeira, Francisca Alexandra Rodrigues de Souza, a Sandra, destaca a importância da enfermaria e o ambulatório, ambos no andar zero (térreo), à esquerda de quem entra na Torre Pacaas Novos. “Foram espaços criados no período da ocupação e agora serão supervisionados pela Sesau”, explica a administradora.

Nesses locais as pessoas podem medir a pressão arterial, doar sangue e receber vacinações durante campanhas.

O chefe da brigada socorrista é o 2º sargento e engenheiro civil Fábio Ferreira Bentos, que também é responsável pela fiscalização, controle e combate a incêndios.

A administradora aguarda possível parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia.

Mulher comanda a garagem do governo  - Gente de Opinião
 

Engenheira Josiane Faustino:  Sugesp avalia, faz reparos,
substituição, limpeza, manutenção preventiva e corretiva

SUBSTITUIÇÃO DE FACHADA

Está em fase de conclusão na Polícia Técnica do Estado o laudo do acidente ocorrido em 11 de outubro de 2016, quando uma janela despencou do oitavo andar da torre Pacaas Novos, atingindo a cabeça do médico George Hamilton Siqueira, que caminhava no pátio.

Segundo o diretor executivo da Sugespe, Elvando Ribeiro, desde o acidente, o governo estadual acompanha o estado de saúde do médico, ao mesmo tempo em que notificou a empresa responsável pelos serviços de manutenção da fachada, cujo pronunciamento vem sendo aguardado.

“Iniciada a perícia pela Politec, a superintendente Isis Queiroz determinou procedimentos de avaliação, reparos, substituição, limpeza, manutenção preventiva e corretiva do Palácio Rio Madeira”, informa a engenheira civil Josiane Faustino.

Segundo ela, após o lançamento da cotação de preços para esses serviços, seis empresas de Rondônia se candidataram, o que possibilitará o preço médio local. Em seguida, as propostas serão encaminhadas à Superintendência Estadual de Licitações (Supel), com vistas à licitação dos serviços, na modalidade do pregão eletrônico.

“Se houver necessidade, 100% das fachadas serão substituídas em todos os prédios do Complexo Rio Madeira”, ela estimou.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)