Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPC destaca Profaz como instrumento importante no auxílio às Fazendas Municipais em Rondônia



Em intervenção registrada na abertura do 1º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), realizada em Ariquemes na última segunda-feira (28), o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Adilson Moreira de Medeiros, enfatizou a importância não só da adesão, mas da participação efetiva das administrações municipais em todas as ações relacionadas ao programa.

De acordo com o representante ministerial, do modo em que está sendo concretizado em Rondônia, isto é, por meio da conjugação de forças envolvendo instituições públicas, além do apoio e suporte da iniciativa privada e terceiro setor, o Profaz constitui-se em importante instrumento de auxílio às administrações municipais, a fim de que estas possam superar dificuldades e entraves, especialmente no âmbito fazendário e tributário.

O procurador-geral – que além da abertura também participou das atividades de exposição dos municípios do polo do Vale do Jamari – destacou ainda os eixos que serão foco do programa, como o estímulo a empreendimentos que atendam as vocações econômicas dos municípios, além do fomento ao desenvolvimento regional e ambiental.

ENCONTRO

O Profaz atende o papel preventivo-pedagógico abraçado por essas instituições, que, assim, se unem a importantes parceiros, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Sebrae-RO, o Governo do Estado, a Associação dos Municípios de Rondônia (Arom), a fim de permitir aos municípios aproveitar todo o seu potencial tributário-arrecadatório, nos moldes da legislação vigente.

Em Ariquemes ocorre o 1º Encontro Técnico, com atividades envolvendo grupos de trabalho temáticos, além de capacitações abarcando de modo detalhado eixos que envolvem o programa. Essa atividade é coordenada pela equipe técnica do Profaz no TCE, que envolve inclusive profissionais de diferentes formações e áreas do Tribunal, da Unir e da Receita Municipal.

Fonte: MPC

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)