Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Movimento Superação lança ação rondoniense contra diabetes


 Movimento Superação lança ação rondoniense contra diabetes - Gente de Opinião

Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização
Mundial de Saúde (OMS).

O Movimento Superação, comunidade formada por cidadãos portadores de necessidades especiais, entre os quais, associados vítimas do diabetes, deram início ao Projeto Cataca, uma ação em Rondônia, voltada para a prevenção da doença.

Prevenir este mal com a divulgação de conhecimento, além de salvar vidas, diminui os investimentos públicos em saúde, pois estudos dizem que pequenos hábitos em exercícios, alimentação saudável e diminuição de estresse, podem dar longevidade e mais qualidade de vida ao ser humano.

O Projeto Cataca, pretende com esta ação, combater o diabetes e   evitar perdas irreparáveis de amigos saudosos como: Ademar Scheidt, Sérgio Melo, Walmir Miranda, Carlos Cataca, ex-presidente da Asdevron, associação dos cegos de Rondônia, cujo sobrenome e por sua luta contra a doença, nós homenageamos na ação, além de muitos outros queridos que foram vítima deste mal.

O jornalista João Batista, cego há cinco anos por complicações do diabetes, alerta que: O diabetes, é um mal silencioso, que afeta pessoas em todas as idades, seja por genética, sedentarismo, má alimentação ou outros fatores. A doença pode ser evitada ou controlada com bons hábitos ou tratamento médico. Casos como visão alterada, emagrecimento repentino, sêde excessiva, ganho de peso, urina frequente e até a presença de formigas no vaso sanitário, podem ser um alerta para procurar um médico, pois a doença é traiçoeira, podendo causar cegueira, amputações de membros e levar a morte.

Há anos, o jornalista rondoniense, Mario Moraes, também diabético, já dizia que este, era o mal do século, infelizmente, viramos o século e pouco mudou, portanto, prevenir é a melhor solução contra o diabetes.

Redes Sociais

Já estamos nas redes sociais com uma mensagem em panfleto digital em parceria com os colaboradores Alerta Rondônia, Jornal Notícia Na Hora, Arjore, Associação de Jornais Eletrônicos de Rondônia, Apinvaj, Associação de Jornalistas do Vale do Jamari, Atlantis News e Asdevron, Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia.

Ação rondoniense contra o diabetes

https://t.co/yfYbWIhgtN

Voluntários

Seja um parceiro e voluntário das ações do Movimento Superação Rondônia: Projeto Cataca / Asdevron, Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia.

Email: [email protected]

Skype e Facebook: jbexterna

Fones: (69) 3302 0177 / 9 9240 4550

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Em um cenário global onde a saúde mental se torna cada vez mais prioritária, a psicóloga clínica e corporativa Melissa Aluxã destaca a importância d

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

A classe médica provou estar unida e fortalecida durante reunião no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na no

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)