Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mostra de cinema e direitos humanos começa hoje



Com a exibição de sete filmes, começa nesta terça feira 17, a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho.

O primeiro filme a ser exibido é Do Meu Lado(Diversidade religiosa), de Tarcisio Lara Puiati as 13h30 no Teatro Banzeiros. A abertura oficial da Mostra será às 19 horas com a presença da representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos HumanosClara Grosse. Também está confirmada para a abertura a presença do bispo emérito Dom Moacir Grechi, referencia na defesa dos direitos humanos na Amazônia.Mostra de cinema e direitos humanos começa hoje - Gente de Opinião

Na sessão especial de abertura o filme escolhido é“Betinho, a Esperança Equilibrista”, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza. O documentário de longa-metragem será precedido pelo curta Abraço de Maré. A mostra segue até o dia 21 de novembro, na capital rondoniense. Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.  Todas as exibições são gratuitas.

Sobre as mostras:A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Parceiros locais apóiam a Mostra e dão suporte para que esta importante forma de difusão sociocultural colabore com a conscientização da população sobre os direitos fundamentais da dignidade humana: Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Ação social, Unir- Universidade Federal de Rondônia, Escola da Magistratura de Rondônia- Emeron, OAB e Eletrobrás.



Lenha na Fogueira

Sábado passado marquei presença num dos eventos, que reuniu o maior número de pessoas experientes no jornalismo de Rondônia.

********

Foi a reunião da AIRON ou Associação de Imprensa do estado de Rondônia que aconteceu no auditório da biblioteca Francisco Meirelles.

********

 O mais jovem, tinha mais de 50 anos de idade. Já pensou quanta cabeça “Cabeça” num mesmo ambiente ao mesmo tempo.

*******

De Euro Tourinho a Rosinaldo Machado, Ciro Pinheiro, Pinheiro de Lima, Osmar Silva, Edna da Secom, Julio Aires, Bosco Gouveia.

********

Lenilson Guedes que não gostou de ter ficado fora da chapa eleita para dirigir a entidade. “Estou aqui desde a primeira reunião e na hora de formar a chapa vocês me esqueceram”, desabafou o assessor da PM.

********

Abdoral Cardoso e Mara Paraguaçu vêem articulando a reativação da Associação desde meados do ano passado e agora parece que acertaram. Valdir do Atlético Mineiro e o Marco Aurélio que não deixa o governador em paz, também estavam dando pitaco no estatuto assim como o veterano Lucio Albuquerque que outro dia numa outra reunião da AIRON não sabia o que estava dizendo, foi levado a um hospital e constaram que a pressão dele estava a MIL.

********

Faltou citar o nome de alguns velhos colegas jornalistas que prestigiaram a reunião, porém devo dizer que faço parte dessa plêiade de jovens que sabem como fazer jornal seja em qual mídia for.

*******

Os jornalistas Osmar Silva e Waldir Costa foram eleitos no início da tarde de sábado (14), respectivamente, para presidente e 1º vice-presidente da Associação da Imprensa do Estado de Rondônia (Airon). A entidade, criada em 20 de maio de 1990, congrega profissionais de comunicação de todos os segmentos e recebeu também até minutos antes da assembléia geral de associados mais adesões de profissionais da capital e municípios do interior do Estado.

********

Osmar é proprietário do antigo jornal semanário O Parceleiro, atualmente com circulação suspensa, e Waldir chefiou por vários anos a editoria geral do jornal Diário da Amazônia, além de coordenar, atualmente, a Diretoria de Comunicação da Assembléia Legislativa de Rondônia. Eles mandarão na AIRON por três anos... Se der!

********

Por falar em eleição meu amigo Lucio Albuquerque esta de volta à presidência da Academia de Letras do Estado de Rondônia – CLER.

******** 

Apesar da eleição só ocorreu no dia 7 de dezembro. Lúcio já pode festejar, pois segundo o atual presidente Antonio Serafim da Silva e de acordo com palavras no próprio Lucio a esse colunista, a solenidade que vai acontecer no inicio do próximo mês é apenas para cumprir o ritual.

*********

A Comissão eleitoral da ACLER que tem como membros além do atual presidente os escritores, Abnael Machado de Lima, Yedda Maria Pinheiro Borzacov e Matias Alves Mendes.

**********

A próxima diretoria da ACLER dirigirá a Academia no biênio 2016/2017, e a novidade é a aceitação do voto dos acadêmicos residentes fora do município de Porto Velho através da internet.

********

Criada no dia 10 de junho de 1986 a nova diretoria da Academia de Letras de Rondônia, terá a responsabilidade de festejar seu 30º aniversário

********

Para encerrar vamos ao desabafo do Manuel Português para com aqueles que desrespeitam nosso patrimônio histórico:

*******

Agora vou te dizer ao que chegou a descaradeza desses predadores de patrimônio... dantes o palco na Farquar ja era obrigatório ter aprovação do IPHAN, mas agora, simplesmente transformaram o pátio da EFMM em um "festival de woodstock"....vergonhoso,,,,,,.não vai ficar barato pode crer!


LANÇAMENTO

Antônio Skármeta apresenta o livro Faísca

Mostra de cinema e direitos humanos começa hoje - Gente de OpiniãoMuito conhecido pelo já clássico “O carteiro e o poeta”, que ganhou adaptação para o cinema, o escritor chileno Antonio Skármeta tem uma extensa produção voltada para as crianças. Seu livro “A redação”, por exemplo, venceu o Prêmio Unesco de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância. A sensibilidade e a capacidade de tratar, em sua escrita, de temas do cotidiano e da história de seu país sob os olhos inocentes das crianças estão mais uma vez presentes em “Faísca”, que a Galera Júnior lança em novembro.

Faísca é um menino pobre porém inquieto, feliz e animado. Diariamente, faz algumas tarefas para Castillo, um escritor da cidade, que lhe recompensa com uma gorjeta. É este dinheiro que sustenta a casa em que Faísca mora com seu pai. Desempregado, o homem passa seus dias procurando trabalho. Já Faísca acaba sempre procurando aventuras. Separa uma parte do dinheiro para ir ao novo carrossel da cidade; visita a mãe na escola onde ela dá aulas e aprende sobre cores e pintores.

Skármeta fala sobre política, família, arte e amor de modo bastante sutil e delicado. O texto ganha muito com as belíssimas ilustrações de Cárcamo, ilustrador chileno que já colaborou com Walt Disney e uma série de autores, de Gabriel Garcia Márquez a Eça de Queiroz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)