Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Moídos e debulhados - Por Montezuma Cruz


 Moídos e debulhados - Por Montezuma Cruz - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
Em Porto Velho


Nóis mói ele, nós debulha ele foi talvez a frase botinuda da semana, produto do desastrado diálogo flagrado pelo grampo beiradeiro até o momento não esclarecido pela Polícia Federal, tampouco por vítimas e praticantes.

Há outra: “Não se pode nem conspirar na intimidade”. Ambas são candidatas às mais risíveis falas do ano. A primeira contrasta fortemente com o linguajar original das raízes porto-velhenses.

Na condição de bola da vez, o escândalo possivelmente praticado pelo MDB para canibalizar o presidente da Assembleia, Maurão de Oliveira, induz o eleitorado a se esquecer de outros, a exemplo das propinas pagas na construção da Hidrelétrica Santo Antônio, por exemplo, envolvendo o ex-governador Ivo Cassol.

Lá se foram alguns mensalões a partir da Lei 1776, abrindo o espaço protegido pela Constituição do Estado à edificação da usina. E as Centrais Sindicais caladas sob o comando daquele ínclito senhor Paulinho da Força?

Maurão queria suceder Confúcio Moura, espantou-se com o crescimento da possível candidatura do vice, Daniel Pereira, e teria sido estimulado a tentar o golpe, amparando-se no apoio do colega deputado Jesuíno Boabaid.

Nenhuma novidade para quem se der ao exercício de memória e constatar novamente que o atual esperneio no âmbito emedebista é quase idêntico àquela refrega de Jerônimo Santana e Múcio Athayde Froes contra “o resto do partido”, nos anos 1980.

Ou seja, o “goela abaixo” funciona nesta terra há mais de 30 anos. E o eleitorado militante conhece o jeito das maquinações, embora tenha se acostumado a degustar a farofa.

Se Confúcio sair mesmo para o Senado Federal, renunciando à renúncia da candidatura, aí é que Maurão sepultará de vez por todas os seus intentos. O clima fervilhou, a vergonha parece corar até o rosto do frade de pedra.

Não haveria procissão ou culto evangélico suficientes para reverter o quadro desastroso nesse intervalo entre março e abril, respeitando-se o calendário eleitoral. Quanto mais, impeachment por causa da ponte de Ji-Paraná.

Quando ao vice-governador, legítimo e legal sucessor, aconselhado a ponderar a respeito de apressadas substituições, certamente irá aparar arestas, medindo cada passo e fazendo campanha inteligente.

Daniel Pereira sabe o tamanho do andor e mesmo com o abalo judicial sofrido por um dos seus fortes aliados, o senador Acyr Gurgacz, ele tem apoio para concluir o mandato no Palácio Rio Madeira, e concorrer à sucessão, se assim se credenciar.

Contingências do destino de cada um dos protagonistas desse cenário semi-dantesco contribuem para o sepultamento da investigação do grampo.

Na verdade, nomeações e substituições em diversos escalões do poder soam forte e interessam muito mais. Virão algumas costuras. Pois não é?

A semana começa com ares assim de “tudo como dantes no Quartel de Abrantes” e só se alteraria se houvesse notitia criminis de quem se supõe manchado ou prejudicado pelo lamaçal da escuta telefônica e do resgate dos cargos.

Alguém sente alguma nódoa ou lama nas calças ou no paletó? O palácio caiu por causa do DER ou da PM? Nada, segue impávido.

E a dupla parlamentar, para surpresa dela mesma, ficou assim, moída e debulhada. Praticamente sem condições éticas e morais para desvendar [ou debulhar] a autoria do grampo que as desnudou.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)