Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ministro de Temer diz que saúde universal é sonho, e não um direito


Gente de Opinião

Da Revista Fórum

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse à BBC Brasil que quem defende um sistema de saúde que atenda todos “são ideólogos, não são técnicos, nem especialistas”. A pergunta era se a proposta que está sendo elaborada pelo ministério – de mais planos privados mais baratos – não enfraqueceria o Sistema Único de Saúde (SUS). Para Barros, com o recurso limitado do sistema, seria uma incoerência. “Não é um sonho, nós temos que administrar uma realidade aqui”, afirmou.

A reportagem da BBC citou o autor do livro O que é o SUS, o professor da UFBA Jairnilson Paim, que tem criticado as propostas do atual ministério do governo Temer por sinalizar que vai restringir o sistema de saúde aos mais pobres. Para Paim, o maior desafio para o financiamento do SUS é “político”. “Ou conseguimos ampliar as bases de sustentação para um sistema de saúde universal, ou cada governo que estiver de plantão vai tirar um pouco do que já conquistamos”, disse em entrevista também à BBC.

A resposta do ministro foi a seguinte: “Ele está falando de uma ideologia, do pensamento, do sonho, e não está falando da realidade. Não são técnicos, nem especialistas, são ideólogos que tratam o assunto como se não existisse o limite orçamentário, como se fosse só o sonho”.

Barros também falou sobre o grupo de trabalho dentro do ministério que tem se dedicado a elaborar o novo produto a ser colocado no mercado pelas empresas de plano de saúde. Vale lembrar que Barros, eleito deputado federal pelo PP em 2014, teve como maior doador individual de sua campanha o empresário Elon Gomes de Almeida, presidente da Aliança, administradora de planos de saúde, com uma contribuição de R$ 100 mil.

Após a publicação da reportagem da BBC, provavelmente por conta de sua repercussão negativa, o ministério enviou nota onde diz que “o ministro não afirmou que ‘saúde para todos é ‘sonho’, mas explicou que tudo para todos requer financiamento e apontou que o STF (Supremo Tribunal Federal) analisa em julgamento em curso como harmonizar os direitos constitucionais de acesso à Justiça, da integralidade da saúde e da capacidade contributiva do cidadão. (…) Barros rebateu a informação de que técnicos defendem que o sistema deveria ser totalmente público, contrariando a própria constituição, que prevê a saúde suplementar”.

Declarações polêmicas

Desde que assumiu o cargo, Barros tem negado declarações que costumam ter repercussão negativa. Em maio, por exemplo, concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo, onde disse que “O tamanho do SUS precisa ser revisto”. Em seguida, ele negou.

Outra declaração polêmica foi dada em evento na sede da AMB (Associação Médica Brasileira), em São Paulo, onde disse que os pacientes imaginam doenças. “A maioria das pessoas chega ao posto de saúde ou ao atendimento primário com efeitos psicossomáticos”, afirmou. “Não temos dinheiro para ficar fazendo exames e dando medicamentos que não são necessários só para satisfazer as pessoas, para elas acharem que saíram bem atendidas do postinho de saúde.”

E ainda, em agosto, o ministro disse que “homem procura menos os serviços de saúde pois trabalha mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva”. Em seguida, ele tentou se explicar e disse que foi mal interpretado.

Ricardo Barros também recorreu a fé para responder sobre a lei aprovada no Congresso Nacional que liberou o uso da fosfoetanolamina para combate ao câncer, mesmo sem comprovação clínica de eficácia. “Na pior das hipóteses, tem o efeito placebo. A fé move montanhas”, disse. E ainda declarou que quer as igrejas no debate sobre aborto no país.

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)