Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Minas e Energia aprova programa de pesquisa de compostos vegetais



A Comissão de Minas e Energia aprovou proposta que alinha programas específicos relacionados a biocombustíveis aos objetivos mais amplos perseguidos pela política energética nacional. O texto altera a Lei 9.478/97, que trata da política nacional, para especificar os requisitos obrigatórios das diretrizes a serem seguidas por esses programas.

Por orientação do relator na comissão, deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ), o texto aprovado é o substitutivo acatado anteriormente na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aos projetos de lei 316/11, do ex-deputado Sandes Júnior (GO), e 1860/11, do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que tratam do assunto.

O substitutivo promoveu ajustes no texto original, que criava um programa definindo uma política clara de produção de biocombustíveis e de compostos orgânicos para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Porém, conforme o relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente, deputado Franklin (PP-MG), boa parte do projeto original já está previsto na legislação atual. Assim, o novo texto apenas destaca a necessidade de os programas específicos indicarem fontes de financiamento e suas metas de participação na matriz energética nacional, entre outros pontos.

Marco Antônio Cabral acredita que os potenciais naturais e produtivos do Brasil podem voltar-se para auxiliar toda a humanidade na reversão dos danos causados ao planeta, aproveitando-se também da tendência mundial em substituir o uso de combustíveis fósseis. “Fomentar a pesquisa para a prospecção de alternativas de compostos orgânicos destinados à redução da emissão de gases poluidores colocará o Brasil em posição de vanguarda”, disse o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Brasil / Reportagem - Noéli Nobre
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)