Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mercado Cultural vai fechar para reforma


Mercado Cultural vai fechar para reforma - Gente de Opinião

O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Geraldo Afonso, assinou ordem de serviço para a reforma do Mercado Cultural esta semana. Serão feitos reparos nos banheiros e no telhado. Em período chuvoso, muitas goteiras e infiltrações têm acarretado transtornos tanto aos permissionários dos boxes como aos frequentadores do espaço.

O Mercado Cultural recebe grande fluxo de pessoas que procuram conhecer a história de Porto Velho e assistir a apresentações culturais nos finais de semana. Há tempos que o espaço necessitava de reparos para oferecer um melhor acolhimento à comunidade.  

O secretário Geraldo informou que após os reparos a Semdestur implantará no local um ponto de apoio ao turista. Quem quiser conhecer o Mercado Cultural e um pouco da história da cidade contará com uma equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo (CMTur), segmento da Semdestur, que também ficará responsável pelas novas programações culturais a serem implantadas.

A Semdestur trabalhará em parceria com a Fundação Cultural do Município (Funcultural), para manter o Mercado aberto às diversas manifestações artístico-culturais do município. Os produtores de cultura, interessados em se apresentar no palco do Mercado Cultural, já podem entrar em contato com a Semdestur por meio do Fone: 3901-3185, para falar com Carlos Cabral, responsável pela nova programação do Mercado Cultural.


Lenha na Fogueira
 

E hoje é o dia do Folclore e mais uma vez, questionamos a Federação de Grupos Folclóricos sobre a ausência de uma programação específica para comemorar a data.

********

Seria ótima se a Federon colocassem em seu calendário, senão um festival folclórico para lembrar o dia, pelo menos um Seminário onde seriam discutidas as propostas do segmento.

********

Um Seminário onde fosse feita a avaliação das apresentações de todos os grupos, nos diversos arraiais que acontecem em Porto Velho entre os meses de junho e agosto.

********

Principalmente as apresentações no Flor do Maracujá. Aliás, o próprio Flor do Maracujá precisa ser repaginado, precisa ser adequado aos dias atuais, tem que ser um arraial contemporâneo e não um arraial tradicional.

********

A Federon precisa levar o Flor do Maracujá visando o comercial, pois é da venda dos seus espaços que nossos grupos folclóricos pretendem sobreviver, já que o governo estadual não quer mais apoiar o evento repassando recursos financeiros aos grupos.

********

A filosofia contemporânea diz que é preciso se juntar o “Velho” com o “Novo”, pois assim, se trabalha o moderno respeitando a  tradição. Essa é a filosofia Oriental principalmente a ensinada pelos nipônicos.

********

Certa vez discutindo com o saudoso Flávio Carneiro um ferrenho defensor das tradições folclóricas, fui enfático: Flávio, da vez que se coloca um troféu para ser disputado, acaba-se com a tradição, pois os grupos passam a investir pensando em ganhar o troféu de melhor e não na preservação da cultura.

********

Para se preservar o folclore é preciso investir em grupos formados por estudantes ou nos chamados grupos infantis.

********

Por exemplo a prefeitura está divulgando a realização de um Festival de Danças Folclóricas, que aliás começa na noite de hoje e vai até domingo dia 23.

********

Tenho plena certeza que seus idealizadores e coordenadores, não pensaram em momento algum, em colocar o dito Festival como programação do Dia do Folclore. Eles com certeza, nem lembraram quando programaram o inicio do Festival que hoje se comemora o Dia do Folclore.

********

Tanto que na nota distribuída pela prefeitura, não encontramos nenhuma palavra que fale sobre o dia do folclore. Confira a matéria distribuída pela assessoria do prefeito de Porto Velho:

********

Acontece no próximo neste final de semana, dias 22 e 23, das 19 às 22h, na praça Aluízio Ferreira, o I Festival de Danças Folclóricas realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

********

As apresentações foram selecionadas através de um processo de inscrições controlado pelo Departamento de Desenvolvimento de Apoio ao Ensino (DADE), aberto a todas as escolas da rede municipal de ensino, que encerrou no dia 5 de agosto. Ao todo 8 instituições demonstraram interesse em participar e compor a programação, que contará ainda com a participação de outros grupos de dança da capital, como o Ayameé, Grupo Yaporanga e a Quadrilha "A Roça é nossa". Os estilos serão variados, como xote, pau de fita, capoeira , carimbó e ballet.

********

O festival tem o objetivo de promover uma integração entre os estudantes e fortalecer a cultura local com o desenvolvimento da prática das danças folclóricas, segundo explica Adriana Silva dos Santos Gomes, chefe da Divisão de Cultura Escolar, além de favorecer o processo ensino aprendizado, oferecendo o exercício de habilidades motoras, o resgate cultural, a inclusão e inserção social dos estudantes.

********

Não citou, mas, nós gritamos daqui: Salve o Dia do Folclore!


Conselho Estadual de Cultura reúne e delibera

Com a presença da maioria dos Conselheiros representantes das setoriais registradas no Sistema Estadual de Cultura, aconteceu na última quinta feira 20, a 3 ª reunião do Conselho Estadual de Cultura.Mercado Cultural vai fechar para reforma - Gente de Opinião

Os trabalhos foram abertos pelo vice-presidente do CEC Jovino Lobaz que disse da importância da reunião. “Depois de meio ano sem nos reunirmos, acho que teve alguma produção, algum andamento, porém, a gente precisa andar mais um pouquinho. Meu olhar não é o olhar do governo, como vice-presidente do Conselho e presidente da mesa, vejo que os produtores culturais, as setoriais da cultura, precisam contar com mais apoio do governo. É isso” lembrou Jovino.

Como coordenador do Sistema Estadual de Cultura Chicão Santos informou os presentes de como andam as reivindicações propostas na segunda reunião: “É muito importante essa construção de políticas públicas de estado que estamos fazendo há quatro anos e a cada nova demanda estamos consolidando o SEC, possibilitando a criação de marcos regulatórios, leis que vão dar essa garantia para o futuro”. disse Chicão Santos.

Na seção de informes, os conselheiros tomaram conhecimento de que foi realizada a Consolidação do Sistema Estadual de Cultura/PPA e que foi aprovado e será realizado em Ji Paraná, o Encontro Estadual das Artes e o Fórum de Patrimônio. Foi encaminhada à Assembléia a minuta da Lei que altera a Lei do Sistema Estadual de Cultura e o Fundo de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC.

O Gerente de Cultura da Sejucel Fabiano Barros juntamente com a técnica Ednair responderam aos questionamentos e dúvidas dos conselheiros, sobre vários assuntos pertinentes as setoriais, enquanto o superintende Rodnei Paes se encarregou de fechar a reunião com a seguinte declaração:

“Muitas coisas precisam melhorar. A gente observa isso, muitas estão deixando de acontecer e não podemos ficar querendo jogar culpa no passado, de quem deixou de fazer. Já que estamos no cargo, temos que assumir a responsabilidade e a culpa daquilo que a gente poderia ter evoluído” finalizou.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)