Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE - Prefeitura de Porto Velho lança campanha contra queimadas urbanas



A prefeitura de Porto Velho lançou na tarde de ontem terça-feira (23), a campanha contra queimadas urbanas intitulada Queimada Mata. Mata gente! Mata vida! Durante coletiva de imprensa no Palácio Tancredo Neves, o subsecretário municipal de meio ambiente, Robson Damasceno, que na ocasião representou o prefeito dr Hildon Chaves, explicou como serão as ações na Capital e nos distritos em conjunto com a Secretaria de Saúde (Semusa) e a Subsecretaria de Serviços Básicos (Semusb).MEIO AMBIENTE - Prefeitura de Porto Velho lança campanha contra queimadas urbanas - Gente de Opinião

Ele disse que a missão da prefeitura é coibir os focos de queimadas de forma preventiva e repressiva, mas também desenvolvendo ações educativas, de fiscalização ambiental e intensificando ainda mais os mutirões de limpeza. “Estamos contratando temporariamente 20 brigadistas (bombeiros civis) que ficarão à disposição do Corpo de Bombeiros para combater incêndios na zona urbana. A prefeitura ainda está dando apoio ao Ibama com estadia para 30 brigadistas que vão atuar na área rural”, afirmou Damasceno.

A prefeitura tem como meta este ano alcançar toda extensão do Município, incluindo os distritos ao longo da BR e do baixo Madeira. As ações incluem palestras, oficinas, eco blitz (pit stop), gincanas escolares, farta distribuição de materiais informativos e educativos nas escolas e à comunidade. Também haverá campanha publicitária de utilidade pública no rádio, televisão e internet, além de visitas porta a porta na Capital e nos distritos, levanto alternativas sustentáveis para uso dos resíduos e limpeza de grandes áreas.

Robson Damasceno ainda conclamou à população para que participe da campanha, tanto no sentido de não promover queimadas urbanas como fazendo denúncias através do telefone 0800 647 1320. “A população pode e deve contribuir no combate às queimadas”, enfatizou. O subsecretário fez questão de ressaltar que a multa para quem for flagrado realizando queimadas urbanas varia de R$ 3.500 a R$ 7 milhões.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que de 1º de junho a 31 de outubro de 2016 foram registrados 125.572 focos de calor em Rondônia. Desse total, 40.923 somente em Porto Velho. “A utilização dessa prática, além de aumentar a poluição do ar, provoca destruição de habitats naturais, morte de animais, danos a rede elétrica e de telefone, fechamento de aeroportos e afeta diretamente a saúde da população”, alertou.

Saúde

O secretário Alexandre Porto (Semusa) frisou que a campanha tem foco preventivo, uma vez que a redução de queimadas significa menos atendimentos e evita superlotação nas unidades de saúde. “Em 2016 foram 39 mil atendimentos de maio a outubro por causa das queimadas”, disse, acrescentando que a fumaça aumenta os indicies de doenças respiratórias.

Limpeza

Para evitar que as pessoas queimem lixo nos quintais, a Semusb vai intensificar os mutirões de limpeza, começando pelo bairro Nacional, já nesta quinta-feira (25). O motivo é que o bairro foi o que mais apresentou focos de calor no ano passado. “Na sequência será a vez da vila Tupy, Baixa da União, Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Conjunto Rio Candeias”, declarou Wellen Prestes.

Durante os mutirões, moradores são orientados a retirar todo lixo e entulhos dos quintais para que sejam recolhidos pelos garis. Somente este ano, nove bairros já foram beneficiados. Desta forma, a Semusb contribuiu para reduzir as queimadas e o mosquito transmissor da dengue.

Parceiros

A prefeitura conta com a parceria da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público estadual, Detran/RO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), Fundação Nacional de Saúde, Ibama e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), dentre outros.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)