Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

Medidas contra corrupção adormecem no Congresso


Gente de Opinião

Fruto de um forte clamor da sociedade e da união dos Ministérios Públicos, o pacote  “Dez Medidas contra a Corrupção”, adormece em sono profundo no Congresso Nacional e sem perspectiva de ser votado antes da eleição de outubro. O tema já foi abordado neste espaço. Na época, o Diário destacou que o projeto foi protocolado na Casa sem o regime de urgência. 

Ocorre que essas medidas ainda precisam passar por comissões e segundo informações da equipe do presidente  Michel Temer (PMDB), essas propostas ainda não estariam “maduras” para apreciação.

Entre as propostas do pacote “10 Medidas contra a Corrupção”, está a medida que pretende responsabilizar, de forma objetiva, os partidos políticos em relação a práticas corruptas, à criminalização da contabilidade paralela (caixa 2). Foi o que aconteceu na eleição passada. Muitos partidos políticos foram base política para recebimento de dinheiro fruto da corrupção. 

A proposta das dez medidas de combate à corrupção recebeu  mais de 1,5 milhão de assinaturas e ficou um bom tempo esquecida no Congresso Nacional. Como o Brasil está bem próximo de uma eleição municipal, alguns partidos políticos citados na Operação Lava Jato não têm interesse em que a proposta seja aprovada nesse primeiro momento, o que pode enfraquecer o número de prefeitos e vereadores. 

O Diário já havia alertado que o Congresso não tem qualquer interesse em fortalecer o Ministério Público Federal, órgão público que tem recebido diariamente elogios da população nas redes sociais por conta do trabalho conduzido juntamente com a Polícia Federal na Operação Lava Jato e complicado cada vez mais a vida dos deputados federais e senadores responsáveis pela análise das matérias. 

Hoje os principais partidos citados na Operação Lava Jato estão na presidência de comissões importantes no Congresso e dificilmente o pacote conseguirá avançar antes da eleição. No ano passado existia uma grande esperança das medidas entrarem na pauta. É preciso nesse momento um clamor muito grande da sociedade para que as medidas sejam definitivamente colocadas em prática nessas eleições. 

Na época do movimento “Vem pra rua”, o presidente do Senado e investigado na Lava Jato, Renan Calheiros (PMDB-AP), disse em bom tom que o Congresso precisa ouvir a voz das ruas. Ocorre que os principais figurões do Congresso estão na cadeia e outros cumprem prisão domiciliar. Mesmo em casa, esses políticos tradicionais tem lideranças políticas, eleitas pelo voto da sociedade, ocupando cargos no Senado e Câmara Federal. A maioria segue orientações de suas bases partidárias e dificilmente receberão sinal verde para o projeto tramitar no Congresso.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)