Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho destina recursos para Navio de Assistência Hospitalar e acompanha atendimento de embarcação


 Mariana Carvalho destina recursos para Navio de Assistência Hospitalar e acompanha atendimento de embarcação - Gente de Opinião

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) destinou recursos de emendas parlamentares para o Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas da Marinha do Brasil, que atende populações ribeirinhas da Amazônia.

Na manhã desta sexta – feira, 24, a parlamentar conheceu “in loco” o atendimento da embarcação na comunidade São Sebastião, localizada a margem esquerda do Rio Madeira. Ela estava acompanhada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do presidente da Câmara Municipal da Capital, Maurício Carvalho (PSDB).

Primeiro, a comitiva acompanhou consultas que estavam sendo realizadas na Igreja de São Sebastião, onde foi montado um toldo para fazer a triagem de quem ia ser atendido. Em seguida, conheceu a bordo, as instalações de consultórios médicos e odontológicos, bem como laboratórios.

Durante a apresentação da rotina do navio, o capitão de mar e guerra, Silva Filho comandante da Frotilha do Amazonas explicou que a proposta é oferecer saúde preventiva, inclusive vacinas. No caso de alta complexidade, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde em terra de lancha ou helicóptero.

Em operação desde 1984, o NAsH Carlos Chagas (U-19) fica sempre em Manaus de onde sai em missões para levar saúde a localidades de difícil acesso. Os procedimentos são acompanhados por três dentistas, quatro médicos, um farmacêutico, um enfermeiro de nível superior e cinco técnicos de enfermagem. Cada comunidade recebe a visita desses profissionais duas vezes por ano.

Depois de acompanhar o atendimento na comunidade São Sebastião e conhecer detalhadamente o funcionamento do Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, Mariana Carvalho, que também é médica, destacou a importância dos investimentos na inciativa que garante melhoria na qualidade de vida de quem vive distante da zona urbana.

“Uma das maiores alegrias do parlamentar é acompanhar como estão sendo aplicados os recursos de suas emendas. Hoje, vejo como os investimentos feitos nesse louvável serviço beneficia a população que é carente de atendimento médico e odontológico”, declarou a congressista.

Após uma semana no Polo Madeira, o navio retorna nesta sexta – feira para Manaus. No início de abril, entra em operação para atender ribeirinhos dos rios Negro no Amazonas e Branco em Roraima.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)