Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Marcha das Prerrogativas – Valorização e Respeito à Advocacia Brasileira



Na última semana, um dos assuntos mais comentados no meio jurídico foi certamente a aprovação, à unanimidade, do Projeto de Lei nº 141/2015, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

O projeto incluirá os artigos 43-A e 43-B na Lei nº 8.906/94, punindo com pena de detenção de 1 a 4 anos, o agente público que porventura ofender as prerrogativas da advocacia, sem embargo daperda do cargo e a proibição do exercício da função pública por até três anos.

O acompanhamento minudente do desfecho legislativo desse projeto será uma das principais bandeiras do evento que a Comissão e a Procuradoria Nacionais de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia preparam para os próximos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília.

Mas a pauta é muito maior.

A defesa de prerrogativas tem sido pauta constante na OAB, mesmo assim, ainda são contumazes os ataques à Advocacia. Prerrogativas, como a necessária privacidade de entrevista do defensor com o cliente, têm sido cada vez mais relativizadas pelo Estado, que incita a opinião pública a ataques pejorativos à Advocacia, quando, à sombra, sabemos, violam-se as garantias mais comezinhas como a ampla defesa do cidadão.

É preciso que a sociedade entenda o porquê de Advogadas e Advogados gozarem de certos direitos não atribuídos a outros cidadãos.

A Constituição Federal confere a qualquer pessoa o poder de demandar, independentemente da posição social, poder político, econômico ou burocrático. Essa mola propulsora é a Advocacia, a profissão com assento constitucional, fora da estrutura do Estado, que serve para provocar a atuação estatal, mas também para exercer a defesa em seu sentido mais literal.

Por isso, a Advocacia constitui um dos pilares para a entrega da Justiça. Para tanto, tal como a Magistratura e o Ministério Público, é imprescindível que seja dotada de atributos que a tornem livre de ser penalizada pela luta perene e intrépida do direito do cidadão, definido individual ou coletivamente.

Ao contrário do que muitos pensam, as prerrogativas dos advogados não constituem privilégios ou vantagens corporativistas. Em verdade, constituem-se em garantia para a sociedade, que necessita de advogados firmes e independentes, devidamente amparados por esses direitos que lhes são assegurados por lei, por autorização constitucional, e indispensáveis ao exercício pleno da defesa de seus constituintes. Em suma, é a defesa por excelência, porque a ninguém interessa uma advocacia pusilânime.

Mas apesar de todas as garantias que orbitam a Advocacia, cotidianamente ainda temos visto variadas formas de violação e flexibilização de nossas prerrogativas legais.

E aí é que entra a “Marcha das Prerrogativas”, que acontecerá em Brasília, concomitantemente com o IV Encontro Nacional. O evento, pioneiro em sua forma, inicia com uma pauta exclusiva sobre prerrogativas no Pleno do Conselho Federal da OAB, seguindo com uma marcha da Advocacia de todos os Estados da Federação ao Congresso Nacional e tribunais superiores.

Antes ainda, a OAB realizou a Caravana Nacional de Defesa das Prerrogativas em quase todos os Estados do país. Em Rondônia, a Caravana aportou no final de maio deste ano.

Tanto a pauta do Pleno do CFOAB quanto a Marcha propriamente dita apresentarão um sumário de dados arrecadados por todas as Seccionais do país que se empenharam em atender ao pedido da Comissão e Procuradoria Nacionais de Defesa das Prerrogativas para mapear os embaraços mais comuns ao exercício das garantias profissionais elencadas na Lei nº 9.806/94.

A OAB/RO, por meio da Comissão de Prerrogativas e da Ouvidoria, esmerou-se nesse levantamento para trazer à luz o mais fiel quadro dos óbices mais comuns ao livre exercício da advocacia no Estado. Para tanto, realizou audiência pública temática no dia 02 de agosto (a única no país que temos conhecimento), além de deixar um canal de comunicação exclusivo para receber dados diversos.

Tantas ações buscam ratificar o que legalmente é concedido à Advocacia, que deve manter-se sempre vigilante pela imprescindível observância dos direitos legais para o fortalecimento de nossa profissão, instrumento pleno de efetivação das garantias constitucionais como o acesso à justiça e o direito a um devido processo legal, amparado na ampla defesa e no contraditório.

A vigilância há de ser constante, pois não existe cidadania sem Advocacia, vocábulos intimamente interligados.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)