Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Maracujá - Começa a disputa no grupo de acesso


Maracujá - Começa a disputa no grupo de acesso - Gente de Opinião

Os grupos de quadrilhas que sonham em fazer parte da elite do Arraial Flor do Maracujá, começam a disputar duas vagas na noite desta quinta feira 28, se apresentando para os jurados da 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que começou na noite de ontem na Cida da Cultura – Parque dos Tanques em Porto Velho.

A “batalha” tem como protagonistas os grupos:“Caipiras do Madeira” que entra na arena as 20 horas defendendo o Residencial Orgulho do Madeira. A quadrilha foi formada este ano e apesar de ser a mais nova, promete grande espetáculo na noite de hoje. “Nossos brincantes tem garra e por isso avisam que quem ficar na nossa frente será arrastado como acontece com o fenômeno conhecido como Pororoca daí, adotarmos o apeldio de Caipiras do Madeira a Pororoca de Rondônia”, disse o presidente Moisés Rocha. O grupo vai contar com uma torcida das mais presentes nas arquibancadas do Flor uma vez que sua direção, vai disponibilizar 10 ônibus para transportar os torcedores do Residencial Orgulho do Madeira para a Cidade da Cultura.

Maracujá - Começa a disputa no grupo de acesso - Gente de Opinião

O segundo grupo a se apresentar na noite de hoje, é a quadrilha Matutos do Guaporé que vem do Conjunto Cohab sob a presidencia do folclorista Eduardo Ardaia. A quadrilha tem como Marcador o Plácido e conta na coordenação com a colaboração do Joãozinho ex Matutos na Cidade Grande.

O ultimo grupo a se apresentar nessa primeira noite de disputa do Flor do Maracujá 2016, é a junina Estrela Divina dirigida pelo Thiago que representa a comunidade Flamboyan e bairro JK. As apresentações folclóricas começam sempre as 20 horas e terminam a meia noite.


Ônibus

Segundo o Chefe de Transportes da Semtran Raiates Gomes foi criada uma linha especial (Centro/Parque), para atender o Arraial Flor do Maracujá durante as doze noites de sua realização. Os ônibus sairão do Terminal da Integração que fica entre as ruas Rogério Weber e Euclides da Cunha na Baixa da União a partir das 18 horas. Após as 22 horas, 10% da frota de cada linha, continuará atendendo a demanda do Flor do Maracujá até as 2 horas da madrugada.


 Lenha na Fogueira

A Cidade que não Existe Mais, livro de autoria de Julio Olivar que será colocada a disposição dos leitores de modo geral na noite desta quinta feira, 28, as 19 horas na biblioteca Francisco Neirelles.


********


É um livro escrito por um jornalista que deixa qualquer historiador de “boca aberta” tantas são as informações históricas constantes da publicação.


************

Após a leitura de A Cidade que não Existe Mais, você passa a valorizar melhor a história da cidade “Vila” de Santo Antônio do Madeira o verdadeiro embrião da cidade de Porto Velho. É uma história fascinante. É daqueles livros que você começa a ler e não quer mais parar.


**********


Sou amante da história de Rondônia em especial da minha cidade Porto Velho e posso até dizer, que tenho vários livros que falam da história das terras que hoje formam nosso estado, porém, jamais vi ou li um livro com tantos detalhes históricos sobre Santo Antônio do Madeira como os que encontrei no livro do Julio Olivar. Vai ao lançamento hoje a nopite na Biblioteca Francisco Meirelles e compra um exemplar.


*********


Por falar em turismo, a turma da coordenação da festa de 50 anos da cultura folclórica do Distrito de Nazaré, não gostou do “bolo” que recebeu da Funcultural.


*********

Acontece que os coordenadores da festa, solicitaram a direção da Funcultural quando o presidente ainda era o Jorjão apoio no sentido da Fundação contratar um BARCO para transportar os convidados e parte da estrutura do Festival de Porto Velho a Nazaré.


*********

A Funculural garantiu que não teria problema e que no dia marcado o barco estaria atracado no porto do Cai N'água para receber os convidados.


*********

A lista dos convidados contava com gente dos mais variados segmentos da sociedade, inclusive com autoridades governamentais, jornalistas e beradeiros pioneiros.


********

No dia e na hora marcada para o embarque, o barco tava lá na beira do Cai N'água sim, porém, o “convidado” se queisesse embarcar, tinha que desenbolsar pelo menos R$ 60 mangos. Como muitos dos convidados eram artistas e todos sabem que artista seja de que segmento for, sempre está liso (sem dinheiro), foi a maior frustração. Não adiantou “berrar” ao telefone que o cidadão disse que não tinha como fazer nada.


********

A festa foi sucesso. poderia contar com muito mais gente. Quem ficou feia na foto foi a prefeitura via Funcultural que não cumpriu com o prometido. Será que o candidato deles, vai ter coragem de pedir voto no Distritop de Nazaré?


********

Em um espetáculo gratuito, que terá a presença de músicos de renome nacional, a Orquestra Harmonia Celeste apresentará, neste sábado (30/7), às 19h30, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, o Concerto Castelo Forte. Ingressos poderão ser retirados, sem qualquer custo, na bilheteria do teatro, no sábado, em dois horários, sendo às 9h e às 18h30.


********


Sob a regência do Maestro Mário Sidney, o grupo executará grandes clássicos da música cristã, com adaptações e releituras contemporâneas, em naipes de cordas, madeiras, metais, base e percussão.


********


O espetáculo terá a presença do trompetista da Orquestra Sinfônica de Brasília, Moisés Alves, que participará com solos durante a apresentação. Referência no Brasil, o músico é licenciado e bacharel em trompete pela Universidade Federal de Brasília (UnB), com passagens por sinfônicas nacionais e internacionais. Para o evento, também estão confirmadas as presenças do maestro Isaac Leite, também de Brasília (DF), e de músicos de Ji-Paraná e Cacoal.


********

To na segunda noite do Arraial Flor do Maracujá.
 

 



FESTA DOS BACURAUS

Forró da Luzia acontece 06 de agosto, no Mirante Dois e Meio

Um dos mais esperados eventos da cidade, o 7º Forró da Luzia, realizado em Porto Velho pelos manicoreenses Evandro Reis e Emerson Reis, já está com data definida para o dia 06 de agosto, (sábado), a partir das 22 horas, no Mirante Dois e Meio. “Uma grande festa ao estilo ribeirinho com decoração, frutas e comidas regionais, promete animar o público ao som das bandas San Country e outra de Manicoré”, destacou Evandro Reis.

A professora aposentada Luzia Prestes, fundadora do maior forró de rua realizado anualmente no município de Manicoré, já está de malas prontas para mais uma vez participar do evento na capital rondoniense.

Os ingressos, bem como as mesas ao valor de R$ 50, já podem ser adquiridos. Outras informações pelos telefones (69) 9239-6580, 99945-6210 e 99280-6220.

Cultura

Evandro Reis explica que durante o evento uma senhora de cem anos, nascida em Manicoré, mas que mora há muitos anos na capital de Rondônia, vai ser homenageada. Destacou também que o evento que já virou tradição em Porto Velho, é uma forma de manter a cultura dos nascidos na cidade amazonense, mas que já fincaram raízes em Rondônia. “Tudo é devidamente pensado para manter nossas tradições, como o local, o Mirante Dois e Meio, por ser na beira do rio remetendo a nossa querida Manicoré e a decoração com frutas regionais, como a melancia, já que nossa cidade é a maior produtora da fruta no Amazonas”, disse Reis.

Filantropia

O Forró da Luzia também faz sua parte filantrópica, onde parte da arrecadação do evento é destinada a auxiliar participantes da Asmarron, que é a Associação dos Filhos e Amigos de Manicoré. “Este ano não vai ser deferente. Temos sempre a preocupação em ajudar o nosso povo”, Finalizou Evandro Reis.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)