Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Mansueto: sem reforma, carga tributária terá que subir 10% do PIB


Gente de Opinião

Por Mansueto Almedia, secretário de Política Econômica, em seu Facebook

Reforma da previdência deve sempre respeitar direito adquirido. Ou seja, não muda nada para pessoas já aposentadas. Mas algumas pessoas insistem em deturpar o debate, querendo discutir casos de pessoas que já se aposentaram. Isso não está no debate.

Não sei se algumas pessoas fazem isso por maldade ou por desconhecimento. Se for por desconhecimento, tudo bem. Se for por maldade, para simplesmente deturpar o debate, isso é ruim para a boa discussão de politicas publicas.

Quem vai decidir se haverá ou não reforma da previdência seremos nós brasileiros. Mas se a decisão for não fazer reforma da previdência, todos devem ficar cientes que os próximos governos terão que aumentar a carga tributária em 10% do PIB – R$ 680 bilhões- até 2060 apenas para pagar as aposentadorias e pensões.

Essa projeções foram feitas por técnicos do Ministério da Previdência, no ano passado, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Esses números estão no anexo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária de 2017, PLDO 2017, encaminhado, em maio deste ano, pela administração anterior ao Congresso Nacional.

O debate da reforma da previdência não deve ser partidarizado. Devemos como sociedade ter o amadurecimento de debater qualquer politica publica e decidirmos o que deve ou não ser feito.

Ter medo do debate ou simplesmente agredir quem pensa diferente de nós é o maior sinal de fraqueza intelectual e desonestidade. Nós precisamos debater nosso problemas e encontrar soluções para voltarmos a crescer de forma consistente e, assim, melhorar a condição de vida de todos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)