Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Maio Amarelo desperta população para prevenção de tragédias no trânsito em Rondônia



Maio Amarelo – Atenção pela vida. Este é o slogan da programação que o governo de Rondônia fará no próximo mês, em sua quinta edição, com a proposta de sensibilizar a população para a prevenção de tragédias no trânsito. Em Porto Velho, mais de 100 cruzes serão colocadas no Trevo do Roque, na próxima sexta-feira (5).

Gente de Opinião

Número de vítimas de acidentes de trânsito é crescente no país

Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem diariamente 120 pessoas em acidentes. “No final do ano, isso é como se Jaru (55 mil habitantes) sumisse do mapa”, observou a diretora técnica de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Gildete Miranda de Souza.

#suaescolhafazadiferença identifica e simboliza o movimento que visa despertar a sociedade para um fato muito conhecido: o trânsito mata mais que a guerra. “Do menor ao maior, todos devem ter cuidado, sejam eles ciclistas, condutores de veículos automotores, ciclistas e motociclistas em geral”, disse Gildete.

Ações conjuntas e contínuas do Detran e Polícia Rodoviária Federal são parte do programa que será desenvolvido a partir da próxima terça-feira (2), às 8h30, na sede do Detran. Na Escola Estadual Duque de Caxias haverá palestras pela manhã e à tarde, com o tema Mini Multa.

Palestras a respeito da prevenção serão ministradas a todas as faixas etárias. Segundo Gildete de Souza, o laço impresso na programação e cartazes do evento espelha-se nos laços de outras campanhas, agregando o abraço.

Um ato do dia 11, no Centro Político Administrativo, coincide com a data de assinatura do Pacto Mundial pela Redução de Acidentes, na Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre outras ações em escolas, ruas e avenidas, destacam-se a reciclagem com inspetores da PRF, a carreta de motociclistas com apoio da BMW e clubes de motociclismo, palestras com o tema “Motorista da Vez” e “Direção Defensiva”, “Motorista consciente”, pits stop e passeio ciclístico “Pedalando com a mamãe”.

Motorista da vez deu resultado? Para a diretora, o programa resultou em razoável redução no número de acidentes. “Não como gostaríamos, porém, tudo ocorre gradualmente, graças às parcerias e a investimentos na educação do trânsito”.

Até agora confirmaram apoio e parcerias: Cremero, MPE, Tribunal de Justiça, Seccional de Rondônia da OAB, Samu, NOA, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Saúde, Anjos da BR-364, Consórcio SIM, Moto Hondas, Porto Seguros, Porto Velho Shopping,  Sindicato dos Corretores de Seguros AC-RO, Semtram e Unimed.

Leia mais:
Alunos são multiplicadores das leis do trânsito

Mais de 90% dos internados na ortopedia no HB
são vítimas de acidente de trânsito

Agentes mirins serão fiscais em Cacoal

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Miro Costa (Detran)
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)