Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

MACHADINHO: MP e MPF discutem impactos de hidrelétrica



Integrantes do Ministério Público de Rondônia (MP/RO) e do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) estiveram reunidos na última quarta-feira (14/03), em Machadinho do Oeste, para discutir impactos ambientais e sociais que poderão ser gerados pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Tabajara, no Município.

Conduzido pela Promotora de Justiça de Machadinho do Oeste, Marlucia Chianca de Morais, e pela Procuradora da República, Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, o encontro teve a presença do Prefeito da cidade, do Secretário de Defesa Ambiental (Sedam); integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da associação comercial local, além de representantes das empresas Eletronorte e Consultoria JGP e PCE.

A reunião foi articulada pelos MPs, após as empresas de consultoria terem protocolado documento, informando aceite do Ibama ao EIA/RIMA da usina hidrelétrica Tabajara, em procedimentos instaurados para acompanhamento dos estudos.

Durante a reunião, a Promotora de Justiça Marlucia Chianca apresentou questionamentos sobre os estudos socioeconômicos (saúde e educação) e ambientais em relação ao município de Machadinho do Oeste, informando que já solicitou ao Estado, por meio da Sedam, suporte técnico para análise do EIA/RIMA. A integrante do MPRO também afirmou ter adotado medidas junto ao Poder Executivo local, com a finalidade de diagnosticar os reais impactos na região, caso o empreendimento seja efetivado.

A Procuradora da República Gisele Bleggi informou aos representantes do GET já ter oficiado ao Ibama, Funai e Iphan sobre questões referentes à usina. Na ocasião, ressaltou que continuará adotando providências para que os estudos de componentes indígena e de arqueologia sejam bem elaborados pelas empresas.

Ainda no encontro, os representantes das empresas responderam aos questionamentos formulados pelo Ministério Público e pelas demais autoridades presentes.

Ao final, foi deliberado um prazo de 30 dias para que as empresas se manifestem acerca celebração do Termo de Compromisso Ambiental. O objetivo é a contratação de uma consultoria especializada para geração e análise dos dados, de modo que os órgãos envolvidos tenham subsídios para a avaliação das medidas de controle, mitigação e compensações ambientais e sociais.

Fonte: Ascom MP-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)