Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

LIDERANÇAS POLÍTICAS E RELIGIOSAS DE RONDÔNIA DECLARAM APOIO A AGRICULTORES EM GREVE DE FOME - Por Luciana Oliveira



Gente de Opinião

A greve de fome dos sete militantes de movimentos do campo contra a Reforma da Previdência completou nove dias.

Eles seguem à base de soro e água no Salão Verde, da Câmara dos deputados. Os médicos que acompanham os grevistas confirmam que alguns têm dificuldade de locomoção por fraqueza, dores de cabeça e de estômago.

Os grevistas são do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e denunciam que, “segundo projeções dos movimentos populares, mais de 70% do segmento pode ficar de fora da cobertura previdenciária caso o texto seja aprovado.”

De várias cidades chegam manifestações de apoio, individuais e coletivas, pelo ato de bravura dos militantes que colocam a vida em risco para defender o direito de todos.

Em Rondônia, lideranças políticas e religiosas encaminharam vídeos realçando a importância do gesto simbólico à luta contra o fim do direito à aposentadoria e demais retrocessos do governo golpista.

“É uma situação extrema, onde você coloca seu bem-estar em jogo, utiliza o seu corpo e a sua saúde para protestar. Mas o que a gente vive hoje, no Congresso, com a reforma da Previdência, é uma situação extrema”, afirmou o porta-voz da coordenação do MPA, Bruno Pilon.

Não há previsão para o término do protesto e além dos sete manifestantes no Congresso Nacional, outros agricultores entraram em greve de fome nos estados de Sergipe, Rondônia e Rio Grande do Sul.
“O argumento dos movimentos é que, apesar do discurso do governo – de garantia de benefícios aos trabalhadores rurais –, a proposta obrigará a contribuição mensal e individual dos pequenos agricultores”, informou o site Metrópole.

Gente de Opinião

“A gente não pode dizer que está contente com isso porque a gente não gostaria de estar fazendo isso. Num momento normal, a gente gostaria de estar estudando, debatendo agroecologia, organizando a produção, mas, pra proteger uma conquista nossa, temos que fazer com que bravos companheiros e companheiras coloquem sua vida em jogo”, declarou Pilon.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)