Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leonardo Boff

Leonardo Boff: 'Precisamos de uma reconciliação. Em vez de ódio, é preciso responder com amor'


Leonardo Boff: 'Precisamos de uma reconciliação. Em vez de ódio, é preciso responder com amor' - Gente de Opinião 

Publicado na Rede Brasil Atual

“Este ano é meio nefasto. Produziu muita tristeza, muito desamparo e desesperança nos pobres, no povo. Isso acho mais lamentável porque a tarefa do Estado, de um presidente, não é dirigir uma empresa, mas cuidar do povo, da sua saúde, dos seus meios de vida, que é o trabalho. Houve um retrocesso enorme, até se fala da elite do atraso, que assumiu o poder e cortou muitos direitos, especialmente daqueles que mais precisam.”

A avaliação é do teólogo Leonardo Boff, que concedeu entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual. “O saldo não é positivo, mas negativo por causa do sofrimento generalizado e da falta de horizonte e esperança que está contaminando todas as pessoas”, disse ele, ainda sobre o ano que está quase no fim.

Boff falou a respeito do ódio, incentivado nas disputas políticas mas que ultrapassou essa barreira, alcançando as relações pessoais de forma geral. “Ocorreu uma coisa que nunca houve na nossa história. Ódio, raiva, rompimento de famílias por questão de partido… Precisamos de uma reconciliação e o Natal é uma ocasião para repensar isso e, em vez de ódio, responder com amor; em vez de desunião – como São Francisco diz em sua oração – responder com união. Saber dialogar, escutar o outro, aceitar divergências de opiniões porque queremos viver em uma democracia onde as pessoas se respeitam, convivem e juntas buscam construir o bem comum, que não exclui ninguém.”

Para o teólogo, embora haja um cenário adverso, é preciso resgatar valores como a esperança e a solidariedade para mudar o atual panorama. “Temos que manter a esperança de que isso vai ser superado e que vai haver resistência para salvar o que deve ser salvo, que são os direitos, a dignidade das pessoas”, afirma.

“Uma sociedade não vive só de justiça, precisa de generosidade, solidariedade, estender a mão para que o sofrimento não seja tão pesado. O terrível do sofrimento é a sua solidão. Mas ele é aliviado quando há alguém que acompanha, estende a mão, coloca a mão no ombro, reparte o pouco que tem. É um gesto e o Natal nos convida a isso.”

Leonardo Boff fez duras críticas às políticas do governo de Michel Temer. “Um Estado que não tem apoio popular, um governo interino que não vai ficar porque não foi apoiado para mudar a Constituição, para fazer leis e ajustes que tiram direitos e diminuem o bem-estar de todos”, aponta.

Na entrevista, ele também falou a respeito do que considera ser o verdadeiro significado das festividades natalinas. “O Natal nos faz lembrar nossas origens humildes, porque Jesus não nasceu em um palácio, com pompa e glória, nasceu em uma manjedoura de animais para estar lá embaixo”, argumenta.

“A mensagem dos anjos foi essa: paz na Terra aos homens de boa vontade. E o que mais precisamos hoje é da paz. A paz não existe por ela mesma, é consequência de relação boa consigo mesmo, com o outro, com a natureza, com a sociedade e com Deus, que é o pai e mãe de todos”, explica.

“As pessoas precisam aprender a virar a página, a buscar os laços que nos fazem humanos. A grandeza do ser humano é poder dar o salto por cima dele mesmo, que é saber perdoar. Não esquecer, porque coisas que afetam a nossa dignidade deixam feridas, mas podemos perdoar, refazer o sentido do encontro que é fundamental, não deixar que a família se disperse, e que o abraço da paz seja uma espécie de reconciliação. Isso faz bem para o corpo, para o espírito, a sociedade fica mais humana, hoje ela está muito esgarçada, violenta, destrutiva. O Natal é um gesto de pensarmos que Jesus nasceu na situação dos pobres, que hoje são milhões no mundo, e o cristão que não se dá conta dos pobres, não está na tradição de Jesus.”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boff diz ter misericórdia de Ciro e dá aula de elegância - Por Leonardo Boff

Boff diz ter misericórdia de Ciro e dá aula de elegância - Por Leonardo Boff

247 - O teólogo e escritor Leornado Boff, um dos mais importantes intelectuais do mundo, celebrado pelo papa Francisco como interlocutor privilegiado,

Boff manda recado aos mais pobres: não votem no opressor de vocês

Boff manda recado aos mais pobres: não votem no opressor de vocês

"Bolsonaro é inimigo dos pobres. Quer que paguem mais impostos, discrimina os negros/as, os nordestinos, além de minorias. A maioria dos pobres são ne

Libertemo-nos desta desgraça, diz Boff sobre Bolsonaro

Libertemo-nos desta desgraça, diz Boff sobre Bolsonaro

"Meu sentimento do mundo me diz que se Bolsonaro chegar à Presidência mergulharemos num grande caos social. Propiciará a volta dos militares.Ele não p

Boff: México acompanha Lula e também teme ascenso do autoritarismo

Boff: México acompanha Lula e também teme ascenso do autoritarismo

"Estou há uma semana no México falando em várias universidades sobre sustentabilidade e a crise ecológica. Percebi nos debates que acompanham de perto

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)