Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2016

Leo reitera proposta prioritária para trânsito humanizado, incluindo faixa exclusiva, canaletas e debate escolar



O trânsito que mata mais de 40 mil pessoas por ano, no País, em tragédias semelhantes às de uma guerra civil, está na pauta de Leo Morais.

Se eleito, ele pretende adotar em Porto Velho umprograma de redução de acidentes no trânsito. “Mas que seja eficaz, com a participação de todos, e isso é possível, não apenas fruto de campanhas temporárias”, frisou.Leo reitera proposta prioritária para trânsito humanizado, incluindo faixa exclusiva, canaletas e debate escolar - Gente de Opinião

“Pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do Ministério do Planejamento, oito anos atrás, revelou que o custo dessa ‘guerra’ superava R$ 5 milhões, decorrentes do atendimento às vítimas no asfalto, transporte, despesas hospitalares e funerais, entre outras”, lembrou o candidato.

Leo Morais reiterou hoje o seu projeto para criação da Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte), constituída por pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, transportadores de bens, veículos particulares e de serviço.

Paralelamente, ele propõe novoPlano Diretor para o Centro de Porto Velho e Bairros. “Fazem parte desse trânsito humanizado otransporte dos diferentes modais”, assinalou.

Leo Morais prevê o sistema de mobilidade na sua totalidade, definindo a sua hierarquização e arquitetura de fluxos, em função de novos dados de pesquisa de origem e destino e análise de contagem de tráfego – inteligência de trânsito.

Entre as novidades, ele se compromete a criarcanaletas ou faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de coletivos.

A intensificação do debate do trânsito na sala de aula, prevenção, fiscalização rígida e sinalização adequada fazem parte disso.

“Quem sabe, um projeto educacional específico, bem concebido, possa também contribuir para o correto uso da motocicleta”, disse o candidato.

Para o candidato, o leque de propostas nessa área é viável. Ele inclui ainda o rebaixamento dos meio-fios nas esquinas para facilitar a acessibilidade; a criação de Centros de Apoio aos Ciclistas, com vestiários recepção e paraciclos, nos principais pontos de ônibus, escolas, postos de saúde, creches e parques. E bicletáriosnos principais terminais de transporte coletivo.

Umdepartamento específico cuidará das questões da mobilidade e acessibilidade urbana na Secretaria Municipal de Trânsito.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência 2º turno

  Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Quem não votou no segundo turno das eleições municipais de 2016 tem até amanhã (29) para justificar a sua

Tucanos vão governar um quarto da população nacional

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom O resultado do processo eleitoral deste ano, encerrado no último

18 deputados federais são eleitos e deixarão Câmara

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Dos 80 deputados federais que concorreram nas eleições municipais deste ano, 18 foram eleitos e deixarão

Prefeito de Manaus destaca experiência política para administrar capital do AM

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil Reeleito em Manaus, o prefeito Arthur Vírgílio Neto, do PSDB, festejou a vitória contra o candidato Ma

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)