Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira


 

Lenha na Fogueira

 
Gente de Opinião
 
A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá foi encerrada na noite de domingo (16), com o espetáculo dos grupos Yaporanga e Waitku Mayakan, que protagonizaram o “Duelo Tribal”.
 
 
********
Pela primeira vez a Federon realizou o Duelo. Podemos garantir que os dois grupos proporcionaram ao público que mais uma vez lotou as arquibancadas, um espetáculo de alto nível. De parabéns a direção da Federon pela feliz idéia e a direção dos dois grupos.
 
 
*********
Foram 14 dias de festa folclórica e muito forró na arena da “Cidade da Cultura”, nos quais os grupos folclóricos “Chutaram o Balde” e mostraram que a Cultura Popular necessita de mais apoio.
 
 
********
Lembrando que o apoio financeiro foi repassado aos grupos folclóricos pela Empresa Marquise.
 
 
*********
O governo do estado entrou com a estrutura de arquibancada, tendas e banheiros químicos.
 
 
*********
Enquanto a prefeitura comandou apenas o Trânsito na rua Lauro Sodré, recolheu o Lixo do Parque e nada mais. Nem mesmo o valor prometido pelo prefeito em discurso no dia do lançamento do Arraial ocorrido no mês de maio foi cumprido.
 
 
********
Nenhum membro da Funcultural de Porto Velho apareceu na arena de apresentação do Flor do Maracujá nas 14 noites do evento. E olha que toda noite a barraca da 1ª Dama ficava lotada de puxa saco.
 
 
********
A turma do governo estadual até prestigiou, em especial, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes que praticamente foi todas as noites. O superintendente da Setur Júlio Olivar também prestigiou o Flor do Maracujá com sua presença. O presidente da Assembléia deputado Maurão de Carvalho também marcou presença. Valeu!
 
 
********
E o caso de três quadrilhas terem ficar empatadas em Primeiro Lugar! Muita gente não entendeu.
 
 
********
Acontece que se esqueceram de colocar no Regulamento das apresentações dos grupos, aquele Artigo: OS CASOS OMISSOS SERÃO DISCUTIDOS PELA DIRETORIA.
 
 
*********
Outra omissão foi o Artigo que fala sobre se houver empate. Era para terem colocado, que, em caso de empate em todos as notas válidas (no caso apenas três de cada item), a Comissão Recorreria às notas descartadas e quem nessas notas, tivessem alcançado maior número de Notas DEZ ficaria com o título.
 
 
********
Se eles tivessem aplicado esse critério a Campeão seria a junina A ROÇA É NOSSA.
 
 
********
Em segundo lugar ficaria a Rádio Farol e em terceiro a Mocidade Junina. Esse seria o resultado correto. Porém...
 
 
********
Não sei se vocês se lembram, que coloquei na coluna de domingo, que a campeã seria ou a Rádio Farol ou a Rocinha. Teve alguém que me chamou de “Mãe Diná” de Porto Velho.
 
 
*********
O triste do Flor do Maracujá deste ano, foi que os bois bumbas não aceitaram participar da disputa, alegando que o recurso foi muito pouco. Concordo com eles, porém, com exceção do boi Vencedor, os demais fizeram ótimas apresentações.
 
 
********
Apesar de terem combinado em não colocar alegorias, alguns bumbas levaram esse elemento o que provocou acirrada discussão via Watts da Guarnecer.
 
 
********
O certo foi que me senti e ainda estou, bastante feliz com a homenagem que meu Boi Bumbá Corre Campo prestou a minha pessoa.
 
 
********
Independente de estar concorrendo ou não, muitas pessoas que assistiram a apresentação dos bumbas no Flor do Maracujá deste ano, disseram que a melhor foi a do Corre Campo. Será? Eu acho que foi a do Vencedor que recebeu 8 Mil e não colocou nada!
 
 
*********
Conversei bastante com o Werner Botelho considerado o “MAGO” das fantasias de bumbas na Amazônia. O cara entende da brincadeira de Boi Bumbá, seja do boi tradicional ou no estilo Parintins. Obrigado Werner pelos elogios a nossa apresentação. Ele também conversou muito com dona Branca.
 
 
********

Ô língua...
 
 
 
 
 

Corre Campo e Juabp - última noite do Flor

 
Gente de Opinião
 
A última noite da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, contou com as apresentações do boi mirim Estrelinha, quadrilha mirim Rádio Farol, boi bumba adulto Corre Campo e quadrilha adulta Juabp
Gente de OpiniãoPrestando homenagem ao Amo de Boi Silvio Santos o Corre Campo fez belíssima apresentação sendo aplaudido de pé ao sair da arena.
 
As apresentações folclóricas foram encerradas com o espetáculo “Abracadabra” apresentado pela junina Juabp. A quadrilha do Areal da Floresta armou a lona do circo na arena do Flor Maracujá e fez belíssimas apresentações, inclusive com teatro de marionetes, malabaris, perna de pau, palhaços e outros truques. Apesar da ótima encenação, a Juabp ficou apenas com o 3º lugar no concurso.   


Rocinha, Farol e Mocidade - Empate no Flor Maracujá

Gente de Opinião
 
 
Pela primeira vez em 36 anos, três grupos de quadrilha junina ficam em 1º lugar no Flor do Maracujá.
Gente de OpiniãoOs jurados classificaram com 420 pontos as juninas, A Roça é Nossa, Rádio Farol e Mocidade Junina em primeiro lugar. Isso só aconteceu, porque os dirigentes dos grupos de quadrilhas suprimiram do Regulamento da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, o artigo sobre Casos Omissos. O corpo de jurados contou com cinco avaliadores, porém, das cinco notas, duas teriam que ser descartada a Maior e a Menor. Os três grupos nas três notas válidas empataram em todos os quesitos, assim foram proclamados vencedores da 36ª Mostra que aconteceu no Arraial do Flor do Maracujá.
 
 
 
Resultado final
 
1º Lugar - A Roça é Nossa, Rádio Farol e Mocidade Junina com 420 pontos.
2º lugar Matutos do Guaporé 419,9;
3º lugar JUABP 419,8;
4º lugar Girassol com 419,6;
5º lugar Flor da Primavera 419,5;
6º lugar Rosa Divina 418,9;
 
Gente de Opinião7º lugar Estrela do Norte 418,8
8º lugar Rosas de Ouro 418,8
9º lugar Nova Estação 418,7
10º lugar Forte Príncipe 418,7;
11º lugar Matutos do Socialista 417,7 e
12º lugar Estrela Divina com 416,5 pontos
Quadrilha Mirim
1º lugar Radio Farol 419,9
2º lugar Roça é nossa 419,5
3º lugar A Rosas de Ouro 419,5
4º lugar Nova Estação 419,1
5º lugar Rosa Divina
Resultado do Duelo Tribal
1º lugar Yaporanga 393,9

2º lugar Watiku Mayakan 393,1

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)