Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei dos Decibéis de autoria do Deputado Léo é aprovada



Após um ano de discussão e debates, a Lei dos Decibéis foi aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia. O projeto, de autoria do Deputado Estadual Léo Moraes, dispõe sobre sons e ruídos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão e outras providências.

“Após cinco audiências na casa de leis, várias reuniões nos bairros de Porto Velho e no interior de Rondônia com donos de bares, restaurantes, conveniências, músicos e líderes de denominações religiosas conseguimos aprovar a lei que regulamenta a autuação e as multas para esse segmento. Isso vai evitar multas altíssimas, além da apreensão do equipamento de som ou até mesmo o dono ser conduzido para a delegacia. Não somos a favor do uso discriminado do som, mas sim que ocorra a normatização a fim de que determinar um padrão a esses procedimentos.” Explicou Léo.

Agora, regulamentado, o procedimento de inspeção definirá os níveis máximos de sons e ruídos sendo 55 decibéis durante o dia e 60 decibéis no período noturno. Esses níveis, segundo a lei, serão medidos pelo aparelho Medidor de Nível de Soma – decibelímetro.

A lei também cita que, caso seja comprovada poluição sonora serão aplicadas penas obedecendo aos critérios de proporcionalidade e razoabilidade segundo a gravidade de cada caso.

“Vários músicos, empresários, donos de estabelecimentos, vereadores, prefeitos do interior nos procuraram para que pudéssemos encontrar uma melhor maneira para todos. Esperamos que o mercado seja reaquecido e volte a gerar emprego a centenas de pessoas. Afinal, grande parte da economia de Rondônia é representada por estes segmentos. Vale ressaltar que não somos permissivos a algazarras, bagunças e badernas, a finalidade foi a criação de uma lei justa. Não queremos ser permissivos com som alto, é preciso haver respeito sim. O direito de um termina onde começa do outro, agora temos uma norma para apoiar a todos.” Concluiu Léo.

Clique aqui para saber mais sobre a Lei dos Decibéis.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)