Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hugo Evangelista

KAFKA revisitado


 

Hugo Evangelista da Silva*
 

Foi o pedido de meu filho, desejoso de ler a “A Metamorfose”, que me levou a uma revisita ao escritor tcheco Franz Kafka. No afã da leitura pareceu-lhe que o meio mais fácil de ter o livro seria buscá-lo n’alguma de minhas prateleiras! Assim, recebi um telefonema seu – habitamos casas distintas – em que me perguntou: ”Vc tem livros do Kafka?” À minha resposta positiva, disse-me: “Passo com vc ao final da semana para pegá-los!”. Presumindo que com ele viriam indagações a respeito do escritor e de seus livros, separei as duas únicas obras de Kafka que li e que, por sorte, ainda permaneciam na minha estante – “A Metamorfose” e “O Processo” – e dispus-me a iniciar uma re-leitura, começando por “O Processo”, o que só conclui às vésperas da visita do Victor Hugo.

Essa re-leitura lembrou-me os primeiros contatos que tive com a obra de Franz Kafka:

O meu primeiro encontro com o escritor aconteceu há muitos anos. Fui a ele apresentado, à primeira vez, ao início dos anos setenta, quando ainda estudava no Rio de Janeiro. Ali tinha um amigo de “república” – o Zé Roberto – que estava a ler “A Metamorfose” e era, ao todo, só empolgação com a leitura. Quando ao terminá-la, flagrante a minha curiosidade, emprestou-me a obra que li de um só fôlego. Daquela leitura restou-me, desde logo, a certeza da genialidade de Franz Kafka. 

No segundo encontro com Kafka eu já tinha regressado a Porto Velho e foi-me proporcionado por uma amiga – a Eunice – que a encontrei, num dia de domingo, “perambulando” pelas ruas centrais de nossa cidade. Sentamo-nos num banco de praça qualquer e nos detivemos, numa prosa agradável, sem cerimônias, em que nos ocupamos de assuntos variados - bem demorada! Como a conversa estava a estender-se para além do meio-dia convidei-a a almoçar e buscamos o restaurante mais próximo: o ALMANARA. No almoço comemos “espeto de filé c/arroz e feijão” e “filé c/charutos”, que fizemos acompanhar de uma porção de “batatas fritas” e dois refrigerantes, o que me custou cento e vinte e cinco cruzeiros, a moeda da época. O dia desse encontro foi: 22 de Outubro de 1978.

Terminado o almoço pedi a conta das despesas que ao ser-me entregue pareceu causar certo desconforto a minha amiga, embora a minha pronta disposição de “arcar com o prejuízo”. Enquanto esperávamos pelo troco, ela abriu sua bolsa, tomou de um livro e mostrou-me, dizendo: “Olha o que eu acabo de ler!” O livro era “O Processo” que ela, em seguida, decidiu presentear-me. Fiquei a suspeitar que o presente fora – quem sabe? - em paga às tantas horas de conversa ou ao almoço que, convenhamos, estava uma delícia. A nota fiscal, que discriminava o consumo e seus respectivos valores, acompanhou o troco que me cabia e eu, que já iniciara a leitura do livro, fiz dela um “marcador de páginas”, para o fim de sinalizar onde eu interrompera a leitura e de onde deveria recomeçá-la. Por ocasião da re-leitura encontrei a velha nota que ainda estava ali entre páginas, numa demorada permanência prestes a completar trinta e sete anos. Daí os pormenores!

O escritor Carlos Heitor Cony declarou em entrevista, certa vez, que costuma praticar a releitura dos livros que gosta e, nessa prática, percebe que a experiência adquirida – aos anos que permeiam uma e outra leitura – dá-lhe uma visão mais contemplativa da obra. Assim, o conteúdo do livro já não lhe parece ser o mesmo. O prazer de sua leitura é outro. E suas conclusões vão mais além das chegadas na leitura anterior.

Essa foi, também, a sensação que tive em relação à obra de Kafka:          

Quando li “O Processo” à primeira vez – 1978 – o fiz com os olhos de leitor aprendiz, embora já conhecesse o prazer da leitura e contasse, a meu favor, a experiência adquirida nos anos – 1972 a 1975 – vividos na “cidade grande”. Lá, os veículos de comunicação, por serem múltiplos, deram-me uma visão panorâmica da situação política vigente. E foi assim, cônscio do estado de exceção em vigor, que acompanhei o recrudescimento do regime adotado a partir da “revolução redentora” e a supressão “gradativa” das garantias constitucionais que, pouco a pouco, eram suprimidas de nossa Carta Magna. Nesse ínterim, foram muitos os relatos que ouvi de prisões arbitrárias e de “opositores” que, ao serem “convidados” a prestar “esclarecimentos” aos órgãos da repressão, desapareciam. Assim, a história de Joseph K. – à maneira como se dá – primeiro, tendo seu domicílio invadido; depois, a surpresa da informação de que estava preso – e, quando ao indagar a seu algoz sobre as razões de sua prisão, ser informado: “Não me cabe explicar isso ... ”; a sua condenação; e, o cumprimento da pena, me pareceram demasiado familiar. A obra de Kafka causou-me, já à primeira leitura, muita indignação!

A leitura de “O Processo”, em segunda vista, o fiz sob outro ângulo! Presente, ainda, a indignação dos tempos da primeira leitura, saltou-me aos olhos – lendo o infortúnio de Joseph K. – o quanto avançamos em relação aos direitos e garantias individuais, a par dos princípios insertos em nossa Carta Cidadã. A violação do domicílio e a falta da ordem de prisão passada por autoridade competente; a ausência de uma nota de culpa e a recusa injustificável de dizer-lhe da acusação que lhe pesava; além de um trâmite processual sem a observância do “due processo of law” – conduzido por um Poder Judiciário leniente –  nos termos denunciados na obra de Kafka, não prosperariam à luz das regras contidas no arcabouço jurídico vigente no direito pátrio. O romance de escritor tcheco está a nos mostrar, de modo insofismável, a face negra do arbítrio cometido por agentes de governos totalitários, como a condenação do personagem a exemplificar a prática de um casuísmo praticado com vistas a se alcançar um resultado pré-estabelecido. Foram-se os tempos em que prisões como a de Joseph K. eram freqüentes em nosso país!

Quando vejo, nas chamadas redes sociais, alguns ignóbeis pedindo a volta do estado de exceção, sob a esdrúxula alegação de que somente com o retorno ao um “regime ditatorial” poderá ser estancada a desmedida corrupção “nunca antes vista na história deste país”, faço uma indagação: “Será que esses ‘aloprados’ têm consciência do que estão pedindo?

* Advogado, escritor e memorialista, conta histórias que viu ou ouviu sobre nosso estado, nossa cidade e do bairro em que nasceu e reside: o Santa Bárbara. e-mail: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘SEU’ CALIXTO – UM MODESTO TESTEMUNHO - Por  Hugo Evangelista

‘SEU’ CALIXTO – UM MODESTO TESTEMUNHO - Por Hugo Evangelista

‘SEU’ CALIXTO – UM MODESTO TESTEMUNHO Hugo Evangelista da Silva* O“bar do CALIXTO” é resultado da determinação conjunta de seus proprietários, o Sr. F

COISA DE ESCREVINHADOR

COISA DE ESCREVINHADOR

  Hugo Evangelista da Silva* “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pesso

O 'bar' da DEUSA

O 'bar' da DEUSA

  Hugo Evangelista da Silva*   O bar SERENO ou “bar da Deusa”, como popularmente chamado, era um misto de residência, de bar, de estância para muitas

Uma Questão de Interpretação!

Uma Questão de Interpretação!

  Hugo Evangelista da Silva*   Assisti, faz alguns dias, uma cena tão inusitada quanto hilária! Acabava de sair de um café com tapioca – o que faço pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)