Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Júlio apresenta - O Poeta que Morreu de Amor


Lenha na Fogueira

O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves. A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro e o dia mundial da poesia é em 21 de março. O 14 de março ficou apenas como Dia do Poeta Castro Alves.

*******

Por falar nisso, o escritor Júlio Olivar que também é poeta dos bons, vai apresentar na noite desta terça feira 14, sua mais recente obra literária.

********

O Poeta Que Morreu de Amor – O lançamento desse livro vai acontecer às 20 horas na biblioteca Francisco Meirelles em Porto Velho, inclusive, com a participação do poeta maranhense Ibson Carvalho e dos alunos da faculdade de música da Fimca que musicaram alguns poemas de Vespasiano Ramos. É uma ótima pedida para a noite de hoje.

********

Vamos falar da noticia sobre a vinda da cantora Elba Ramalho a Porto Velho, onde está previsto um show no dia 2 de julho dia do encerramento do Arraial Flor do Maracujá.

********

Se por um acaso o Projeto apresentado pela Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon em parceria com a Setur for aprovado pelo Ministério do Turismo, aí sim teremos a apresentação da Elba em Porto Velho.

********

A notícia foi divulgada, dando conta de que a cantora de “Bate Coração” praticamente já estava confirmada isso gerou uma série de comentários nas redes sociais.

*******

Alguns colegas jornalistas (mal informados até o gogó), que jamais postaram uma vírgula, sobre qualquer evento cultural ou de lazer, se acharam no direito de criticar a atitude dos folcloristas de Porto Velho em parceria com a Setur.

********

Alguns metidos à bem informados, postaram: “La vem mais uma mutreta!” e coisas do tipo. Tem reportezinho do interior que por sinal é paraibano como Elba que acho, nunca foi a um show cultural de verdade, o mais que frequenta, são os bailes onde só tocam os chamados “sertanejo universitário. Outro aqui da capital, o mais que sabe divulgar, é sua internação numa clínica. Será clínica psiquiátrica?

*******

O projeto muito bem elaborado pelo professor Aluízio Guedes vice-presidente da Federon e pelo Severino Castro um baluarte do movimento em Rondônia com a participação do Gerson um dos técnicos especializados em projetos desse tipo lotado na Setur.

*******

Não tem a ver com recursos do estado de Rondônia e mesmo se tivesse, não estaria errado não.

*******

Os meninos da Federon descobriram que o Ministério do Turismo patrocina shows com cantores de renome nacional e internacional, com o objetivo de chamar a atenção dos brasileiros e até estrangeiros para o potencial turístico de determinada região, estado ou cidade. O Flor do Maracujá se encaixa nesses objetivos do Ministério

*******

Então procuraram o superintendente estadual de turismo de Rondônia Júlio Olivar e apresentaram a minuta do projeto. Júlio então designou o técnico em Projetos da Setur Gerson para auxiliar a turma da Federon na elaboração do documento “Palco Imaginário”.

********

O show será todo bancado pelo Ministério do Turismo, ou seja, passagem, estadia, palco, iluminação, sonorização, hospedagem, cachê dos músicos etc... Sabe q ual será a contrapartida que a Federon se compromete a bancar. Aproximadamente DOI MIL Reais.

*******

Aí os babacas que não sabem nem porque existem como jornalistas, se aproveitaram para descarregar suas “invejas” no Projeto, que pode proporcionar de graça ao público da XXXVI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá o espetáculo musical com uma das mais consagradas cantoras nordestinas do Brasil Elba Ramalho. Puta merda!



Júlio apresenta - O Poeta que Morreu de Amor

Júlio apresenta - O Poeta que Morreu de Amor - Gente de OpiniãoO escritor Júlio Olivar vai apresentar na noite desta terça feira 14, às 20 horas, na biblioteca Francisco Meirelles sua mais recente obra literária: “O Poeta que morreu de amor” em comemoração ao centenário da morte do Poeta Vespasiano Ramos que faleceu e está sepultado em Porto Velho no cemitério dos Inocentes no dia 26 de dezembro de 1916.

A sociedade literária da capital de Rondônia que comparecer a biblioteca vai ser agraciado com o show musical protagonizado pelos alunos da faculdade de música da FIMCA que musicaram alguns poemas de Vespasiano Ramos. Além disso, o poeta maranhense Ibson Carvalho que é membro da Academia Caxiense de Letras, recitará alguns poemas de sua autoria de outros poetas nacionais.

Júlio Olivar nos recebeu na manhã de ontem em seu gabinete na Setur e falou a respeito do livro “O Poeta que morreu de amor”

O livro retrata a trajetória do poeta Vespasiano Ramos, desde seu nascimento em Caxias (MA). Vespasiano viveu durante 32 anos apenas e acabou por falecer aqui em Porto Velho no dia 26 de dezembro de, 1916 e foi sepultado no histórico cemitério dos Inocentes.

A figura do Vespasiano sempre foi uma incógnita diz-se que ele é precursor das letras em Rondônia. Quem é ele afinal? Quem é o homem atrás dessas letras maravilhosas que atravessaram eras e gerações e continuam movendo sentimentos? Diziam-se muitas coisas sobre ele, muitas lendas, até que era uma figura que andava de um lado pro outro sem rumo. Na verdade, ele tem um lastro familiar consanguíneo muito interessante. O pai dele era Promotor Público o irmão Heráclito Ramos era o principal exportador de algodão do Maranhão, portanto, um homem rico, parente de governadores e de pessoas muito bem sucedidas. Ele tinha a veia poética, artística, que o movia de um lado pro outro. Lançou um livro no Rio de Janeiro e dois meses depois, já estava no estado do Pará e veio pra cá.

O Livro “Coisa Alguma” foi o único livro que ele publicou, inclusive pelas mãos de algum dos maiores intelectuais do Brasil, na época, o livro foi submetido à apreciação crítica da Academia Brasileira de Letras e foi enaltecido por figuras como Osório Duque estrada o autor do Hino Nacional Brasileiro.
 

O que ele veio fazer em Porto Velho?

O título do livro “O poeta que morreu de amor” decorre exatamente dessa fuga dele pra Porto Velho, ele estava numa paixonite aguda, (ele sofria dessa “doença”), apaixonado por uma dama da alta sociedade maranhense Lili Bittencourt e ela ficou noiva de outro e em decorrência dessa decepção ele acabou vindo pra cá. Ele também sofria de cirrose hepática, tinha um tremor na mão direita e mergulhou fundo nas noitadas, bebendo muito. Resolveu vir pra cá para se refugiar dessa situação toda... A história completa está no livro.

Ele esteve em Ariquemes que na época era o Seringal Canaã que pertencia a Aureliano Borges uma figura que ele conhecia desde os tempos do Pará então foi procurar trabalhar como Guarda Livro. Ao chegar ao Seringal começou a passar mal e fez contato com um amigo que ele tinha em Porto Velho que era o João Alfredo dono do Jornal “O Município” que é a raiz do jornal alto Madeira. Vespasiano viveu seus últimos dias dentro da redação do jornal

Lançamento

O lançamento vai acontecer a partir das 20 horas, na biblioteca Francisco Meirelles. Contaremos com apresentação dos estudantes de música da faculdade FIMCA que musicaram diversos poemas da lavra de Vespasiano Ramos Além da presença do poeta maranhense Ibson Carvalho.

A promoção é da Academia Rondoniense de Letras.




Desfile das escolas de samba só no final de abril

A Federação das Escolas de Samba – Fesec vai protocolar na manhã desta terça feira 14, na Funcultural documento solicitando o adiamento dos desfiles das escolas de samba para o dia 30 abril, véspera do feriado do Trabalhador,

Segundo o presidente da Fesec Hudson Mamedes o motivo da solicitação, veio em virtude da entidade ter sido informada pelos técnicos da Funcultural, que o recurso destinado à montagem dos enredos das agremiações carnavalescas, provavelmente só será liberado no dia 11 de abril e como a Funcultural havia marcado os desfiles para o dia 15, ou seja, apenas três dias antes das apresentações, o tempo ficou exíguo para se finalizar as fantasias e alegorias. “Reunimos os dirigentes de todas as escola sábado passado lá no Parque dos Tanque na sede da Federon e colocamos para apreciação se os dirigentes concordavam em desfilar no sábado de aleluia ou optariam por outra data, a maioria optou por desfilar no dia 30”, disse Mamedes.

Diplomatas pode não desfilar

Logo após a escolha da data dos desfiles, os representantes da escola de samba Os Diplomatas, consultaram a secretaria da Fesec, caso uma agremiação não se apresente para desfilar no carnaval deste ano, no caso dia 30 de abril, que punição receberá? A resposta foi que será cumprido o que consta do estatuto, - A agremiação que deixar de desfilar e quiser retornar no próximo carnaval, voltará se for do Grupo Especial pelo Grupo de Acesso além de que se já estiver recebido o subsídio terá que devolvê-lo na íntegra.

A direção da escola mais antiga da região amazônica ficou de estudar a possibilidade de ficar fora dos desfiles carnavalescos promovidos pela Fesec e Funcultural em 2017 o que será uma pena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)