Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Judilson Dias


 Judilson Dias - Gente de Opinião
 ‘Hoje temos dois teatros estaduais o Palácio das Artes Rondônia e o Teatro Guaporé, temos o Teatro Banzeiros e temos o Teatro 1 do Sesc e essas casas comportam qualquer tipo de produção de teatro, dança e música’

 

 


Judilson Dias

Elaborando Projeto para
o Edital Zezinho Maranhão


O governo do estado de Rondônia através da Sejucel prorrogou as inscrições para os interessados em inscrever projeto no Edital Zezinho Maranhão de Música para até o dia 22 de julho, justamente porque no prazo inicial, pouquíssimos projetos solicitaram inscrição. Assim sendo, o produtor cultural e especialista em elaboração de projetos culturais Judilson Dias, nos procurou preocupado com a falta de interesse dos nossos artistas músicos. “Não podemos perder essa oportunidade se não o governo vai pensar que não produzimos nada e cancela o Edital”. Judilson através da sua empresa Judilson Produções está se colocando a disposição dos interessados em elaborar seus projetos para concorrer ao Edital Zezinho Maranhão de Música. “É só me ligar (69) 99304-4763 que sentamos pra conversar”.

Na entrevista que segue Judilson Dias fala sobre elaboração de projetos e da sua trajetória como coordenador de cultura do Sesc Rondônia e Sesc Rio Grande do Norte.


E N T R E V I S T A

Judilson Dias - Gente de OpiniãoZk – Como estão as atividades em relação ao desenvolvimento de Projetos Culturais?

Judilson
– A gente agora está começando essa questão de editais aqui no estado, com a publicação do Edital de Circulação de Musica Zezinho Maranhão e estamos nos colocando à disposição dos músicos interessados, para elaborar seus projetos. Já fizemos o do músico Erivaldo Almeida.

Zk – Você já teve alguns projetos contemplados em Editais do governo federal?

Judilson
- Nesses últimos anos escrevemos projetos para Editais dos Ministérios da Cultura, Turismo, Ministério da Saúde, Ministério das Cidades. Nos especializamos na elaboração de projetos. O artista sabe ir pro palco, sabe tocar, cantar, atuar, mas, não sabe fazer projeto. Então as pessoas podem entrar em contato comigo através do telefone (69) 99304-4763 que sentamos pra conversar a respeito do que ela quer dentro do seu projeto, em especial para o Edital Zezinho Maranhão.

Zk – Esse Edital não havia encerrado as inscrições?

Judilson
– Acontece que poucos artistas se interessaram em participar ou encaminhar projeto e com isso, a Sejucel resolveu prorrogar o prazo de inscrição que agora vai até o dia 22 de julho. Você que é músico e tem um show pronto e queira concorrer no edital Zezinho Maranhão é só dar uma ligadinha pra mim no telefone acima, agora tem que ser o quanto antes para dar tempo de fazer a inscrição. Não deixa escapar essa oportunidade de mostrar seu trabalho nas regiões do estado de Rondônia, pois, ninguém sabe quando vai ter outro edital desse.

Zk – Na sua experiência como elaborador de projetos, o Edital Zezinho Maranhão seria classificado como?

Judilson
– Como bom! Até porque aqui no estado à gente não tem a prática do Edital. Em minha opinião os valores é que são muito baixo porque, por exemplo, pois o artista é obrigado a fazer no mínimo uma apresentação em cada micro região do estado, ou seja, cinco apresentações sendo as regiões divididas em Cone Sul, Zona da Mata, Central, Vale do Guaporé e Porto Velho e você ter que arcar com despesa de transporte, hospedagem, alimentação, locação de espaço além do pagamento do cachê dos músicos e dançarinos, não é fácil com apenas R$ 30 Mil isso bruto, pois ainda tem que descontar os impostos o que deve sobrar para a produção do espetáculo uns R$ 27 Mil. E mais, como se trata de Edital Público, não pode se cobrar bilheteria.

Zk – E o que o artista ou grupo deve fazer para conseguir realizar esses cinco shows?

Judilson
– O primeiro passo é contratar um produtor. Esse produtor vai correr atrás de patrocínio para complementar esses gastos, porque só com o valor do Edital fica difícil, esperamos que em futuros editais esse valor fosse ajustado.

ZK – Só pode concorrer pessoa jurídica?

Judilson
– Eu particularmente concordo que só pessoa juridica possa concorrer. Um dos motivos do Ministério da Cultura exigir isso é porque muitas vezes, acontecia do cara pegar o dinheiro e sumir sem realizar nada. Hoje para você conseguir participar ou inscrever projetos para concorrer a Edital você tem que ser pessoa jurídica, uma associação sem fins lucrativos, MEI, empresa especializada, porque no momento que você assina um documento recebendo o dinheiro, terá que prestar conta e uma da maneiras de apresentar essa prestação de conta é justamente realizando o show motivo do Edital. A gente reclama tanto de corrupção, mas, temos também que andar na linha certa. O dinheiro público tem que ser bem aplicado, você não pode pegar o dinheiro oriundo de um Edital que diz que você tem que realizar determinado evento e ir tomar banho no Rio Preto. Tem que respeitar o dinheiro do contribuinte, por isso o mais correto é realizar o convênio com a pessoa jurídica.

 
Zk – Vamos falar sobre sua trajetória como produtor cultural?

Judilson
– Cheguei aqui em 1990 quando nem se falava nessa história de edital, fundo de cultura essas coisas que tem hoje, como já fazia parte da Federação de Teatro em Recife (PE) onde comecei a fazer teatro com 14 anos. Aqui fiquei até 2001 como coordenador  de cultura do Sesc onde implantamos Palco Giratório, Festival de Música (FAM), Sonora Brasil e a Semana de Dramaturgia. Em 2001 fui convidado para ser coordenador de cultura do Sesc do Rio Grande do Norte e como não constitui família e a minha família é de Recife aceitei a proposta porque voltei a ficar perto da minha família depois de muitos anos. Uma das coisas que foi muito gratificante como coordenador de cultura do Sesc no Rio Grande do Norte foi justamente o contato com os Editais, Fundo de Cultura, pois além de ter que me adaptar como diretor de teatro tive que me aproximar dessa situação como gestor. Porque tinha que responder pelas coisas do Sesc e pelas minhas coisas como produtor cultural pela minha empresa Judilson Dias Produções. Fiz vários cursos sobre o assunto e la no Rio Grande do Norte tivemos a possibilidade de ser contemplado pela Lei Câmara Cascudo que é a Lei de Incentivo a Cultura de lá. Também fui patrocinado durante quatro anos pelo Edital da OI Futuro e realizei três Festivais de Teatro Nacional que foi o Festival Cidade de Natal. No quarto ano fomos contemplados com o Edital Oi Caravana Sertão de Teatro e levamos as produções para o interior do estado em cidades com até cinco mil habitantes.

Zk – Voltou para Porto Velho e então?

Judilson
– Pois é. Diz o ditado que quem bebe água do Madeira volta, aqui estou eu novamente. Quando cheguei aqui em 1990 a gente reclamava muito da falta de espaço, não tínhamos nenhum teatro. Na época o Teatro do Sesc recebeu o nome de Teatro 1 porque era o único do estado e foi inaugurado em novembro de 1992. Hoje nós temos dois teatros estaduais o Palácio das Artes Rondônia e o Teatro Guaporé, temos o Teatro Banzeiros e temos o Teatro 1 do Sesc e essas casa comportam qualquer tipo de produção de teatro, dança e música. Vale salientar que o Teatro Palácio das Artes Rondônia é o maior da região Norte além de ter o terceiro maior palco do Brasil. Temos espaços com capacidade de receber mais de 2 mil pessoas, o Flor do Maracujá e o Carnaval já tem local fixo que é o Parque dos Tanques quer dizer melhorou muito.

Zk – Sendo assim o que está faltando?

Judilson
– Falta à gente produzir espetáculos de qualidade, to falando dos produtores locais, de espetáculos locais. A era dos editais já chegou a Rondônia e nesse estilo de fomento, só entra quem tiver espetáculo pronto. Aliás, temos muitos espetáculos de dança principalmente, prontos para serem apresentado aqui em Porto Velho, alertamos o pessoal do teatro, vamos produzir mais que os espaços estão aí esperando serem ocupados.

Zk – A Judilson Produções tem algum espetáculo para apresentar. Qual a agenda?

Judilson
– Olha só! No dia 24 de julho vamos apresentar o espetáculo O Mágico de Oz; no dia 09 de setembro será a vez da comedia adulta Somos Assim Após o Sim e em outubro dentro da semana da criança dia 08, vamos apresentar o espetáculo Luna. todos são do Rio de Janeiro e todos vão acontecer no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

Zk – Vamos repetir o telefone de contato?

Judilson
- Telefone (69) 99304-4763. Exclusivo para elaboração de projetos para o Edital Zezinho Maranhão de Música.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)