Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jogos Paralímpicos; 658 participantes em hotéis de Cacoal


 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Atletas competem em Cacoal

Todos os 658 integrantes das 72 escolas de 20 cidades participantes da fase estadual – Etapa Especial Paralímpica – iniciada na noite de sexta-feira (5), em Cacoal, estão acomodados na rede hoteleira da cidade, exceto os anfitriões. Essa decisão do governo estadual agradou aos paratletas e dirigentes.

A iniciativa tem a finalidade de incentivar mais o desenvolvimento do paradesporto proporcionando dignidade, conforto, segurança e tranquilidade aos envolvidos na competição. Nos anos anteriores as acomodações aconteciam em escolas estaduais.

“Nossa proposta é melhorar cada vez mais. A ordem do governador Confúcio Moura é apoiar o esporte, tanto o olímpico quanto o paralímpico”, ressaltou o secretário adjunto estadual de Educação Márcio Félix, na cerimônia de abertura oficial da etapa Paralímpica, na noite de sexta-feira, em Cacoal.

A organização dos jogos acomodou as delegações nos principais hotéis da cidade e cuida do translado dos paratletas entre a rede hoteleira, as praças esportivas e de alimentação. “Nossos agradecemos ao governador Confúcio Moura por esse novo formato aplicado”, disse a presidente da Federação Rondoniense Paralímpica de Esportes (Frope), Edislaine Silva.

“Ficar em hotel é muito melhor, é confortável. As camas ficam na altura certa para gente. É maravilhoso”, disse a paratleta do atletismo Iara Mendes, da escola Darcy Ribeiro, em Porto Velho. Francinaldo Estevanelli é estudante da Apae em Costa Marques e é atacante no time de futsal. Esta é a primeira vez que ele hospeda em hotel. “O hotel é muito bom, tem muitos atrativos, entre eles, o elevador”, disse o garoto, que está hospedado no terceiro andar e teve a oportunidade de conhecer elevador.

Erick Gomes de Oliveira e Mayara Dias de Melo estudam na Apae em Colorado do Oeste e são parateltas do atletismo. O rapaz compete nos arremessos de peso e do dardo. A moça participa de provas de velocidade. Os jogos em Cacoal proporcionam a eles mais que o envolvimento paradesportivo.

“Aqui conhecemos mais gente, o lugar é muito bonito. A piscina é um atrativo interessante”, disse Mayara, satisfeita pela hospedagem no hotel. Para Erick, a acomodação em hotel motiva mais a dedicar ao atletismo. “Agora dá mais vontade de praticar os arremessos, pois descansamos melhor, no ar condicionado”, disse.

“É conforto, comodidade, praticidade, dignidade”, disse a professora Dagmar Murari, sobre a acomodação da delegação de Colorado do Oeste composta por 22 paratletas no hotel de selva.

Veja galeria de fotos

Para o professor José Jalissom Pinheiro, da delegação de Nova Mamoré, hospedar as delegações em rede hoteleira melhorou bastante se comparado à época em que os estudantes ficavam em escolas. “A competição está bem organizada. É assim mesmo, cada ano vai melhorando mais”, comentou Jalissom, que ajuda cuidar de 33 paratletas nos jogos em Cacoal.

A etapa Especial Paralímpica é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Edicação (Seduc).

Leia mais:
 Apresentações arrancaram aplausos na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Escolares em Cacoal


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)