Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


JI-PARANÁ: Estado de alerta para surto de dengue

13/01/2018 - [07:04] - Municípios

 
Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt, o LIRAa, Ji-Paraná está em estado de alerta para surto de dengue. O relatório apontou ainda que 44% dos criadouros estão dentro dos quintais. Para combater o mosquito é preciso que a população colabore na eliminação dos locais que acumulem água, como tampinha de garrafa, copos e latas de tintas.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está mobilizando os moradores para que façam uma faxina nos quintais toda sexta-feira. “Vamos colaborar eliminando os criadouros em casa, pois isso pode nos fazer perder essa briga para o mosquito”, pediu a diretora do departamento, Emanoela Sousa.

Apesar do estado de alerta, o número de casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes está controlado em Ji-Paraná. Em 2017 a Prefeitura registrou 313 notificações de casos suspeitos de dengue, 10 casos confirmados por critério epidemiológico para zika vírus, 08 casos positivos laboratorialmente para chikungunya, conforme dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Testes rápidos - Quem tiver algum sintoma das doenças é importante procurar o médico. Ele encaminhará, caso necessário, ao Laboratório de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), onde serão feitos testes rápidos para dengue, zika e chikungunya. O resultado fica pronto em 20 minutos. Caso o teste dê positivo, o paciente inicia o tratamento e a equipe do laboratório colhe a sorologia e encaminha ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia, o Lacen, em Porto Velho, onde será feita a confirmação. O próximo passo será a aplicação do fumacê na região onde mora o paciente para eliminar os mosquitos.

Fonte: Ascom


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2018 | Todos os direitos reservados