Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná é credenciada para ter curso de Medicina


 Ji-Paraná é credenciada para ter curso de Medicina - Gente de Opinião
 
O credenciamento oficial do município de Ji-Paraná para receber um curso de Medicina com 50 vagas foi realizado nesta segunda-feira, 20, no Ministério da Educação (MEC).

O credenciamento e o termo de compromisso foram assinados pelo ministro José Mendonça Filho, o prefeito Jesualdo Pires (PSB), os senadores Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (MDB), o deputado federal Marcos Rogério (DEM), a deputada federal Marinha Raupp (DEM), os vereadores Lorenil Gomes (PTB) e Welinton Fonseca (PR), o secretário da saúde de Ji-Paranã, Renato Fuverki, e o diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Luiz Robério Tavares.

Para oficializar o credenciamento de Ji-Paraná para receber o curso de Medicina, o Ministério da Educação avaliou a capacidade e o compromisso da cidade em oferecer a estrutura de gestão pública de saúde para o uso universitário, realizando visitas aos hospitais e unidades de saúde do município, e também avaliou a capacidade das Instituições de Ensino Superior interessadas em oferecer o curso.

“Como temos uma boa rede de saúde pública, melhoramos e estamos ampliando a estrutura do hospital municipal, conseguimos comprovar para o MEC que temos condições de receber o curso de Medicina e isso vai ser muito bom para a região Central do Estado”, avalia do prefeito Jesualdo Pires.

O próximo passo é o processo seletivo entre as instituições de ensino (IES) interessadas e credenciadas para oferecer o curso. Após seleção e qualificação da Instituição, serão realizados os procedimentos de instalação, avaliando o local e corpo docente.

“A abertura deste curso de Medicina em Ji-Paraná é mais uma possibilidade que estamos criando para ampliar o acesso dos jovens rondonienses à formação aqui no Brasil, além de abrirmos uma perspectiva real de melhoria da qualidade da saúde em nosso Estado”, salienta o senador Acir Gurgacz, que trabalha desde 2012 na articulação política para trazer um curso de medicina para o Estado.

O senador Acir Gurgacz, destacou em discurso no plenário do Senado, que já destinou mais de R$ 87 milhões para investimentos na Saúde do Estado. No início de março, o senador consegui liberar a primeira parcela de um convênio de R$ 3 milhões para a instalação de uma UTI no Hospital Municipal de Ji-Paraná, a construção de um Laboratório de Análises Clínicas na cidade, e a construção de um Pronto Socorro Infantil no mesmo hospital.

Fonte: Guarim Liberato

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)