Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesuíno Boabaid destaca caos na segurança pública


Jesuíno Boabaid destaca caos na segurança pública - Gente de Opinião

Na sessão de terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) destacou o caos na segurança pública de Rondônia e o assassinato de dois policiais, somente no mês de outubro. O parlamentar questionou quais as medidas o Poder Executivo estaria adotando para garantir a segurança da sociedade.

Boabaid ressaltou que a classe da Polícia Civil já relatou o sucateamento da instituição em Rondônia e alertou para um colapso na segurança pública, o que segundo o deputado vem se confirmando com os últimos acontecimentos em Porto Velho e no interior.

O deputado citou o ataque a dois policiais civis e um policial militar durante uma abordagem em Costa Marques, na madrugada desta terça-feira. Os policiais, informou Jesuíno, teriam sido recebidos a tiros de fuzil quando se aproximavam de uma balsa. Apesar dos ferimentos, os policiais não correm risco de morte.

O parlamentar disse acreditar que debater segurança pública em reuniões e audiências não resolve nada e que o Estado precisa de medidas efetivas, partir para o combate e buscar soluções que realmente tragam resultados para a população. Jesuíno ressaltou que nem a Polícia tem acesso ao tipo de armamento utilizado por criminosos.

Boabaid explicou que a Polícia Militar tem como obrigação a prevenção de crimes e a Polícia Civil, de trabalhar na investigação e solução dos casos. Para isso, o parlamentar afirmou que as forças de segurança devem trabalhar em harmonia, mas que falta investimento nas duas instituições.

“As forças de segurança estão sucateadas, e não é só aqui em Rondônia, e nem só na PM e na Civil. Está acontecendo em vários Estados, tanto nas forças auxiliares quanto nas Forças Armadas”, disse Boabaid.

O deputado afirmou que o governo federal e governantes de um modo geral precisam agir, pois para ele, falta compromisso, gestão e investimentos altos na segurança pública.

“O Estado está cada vez mais perdendo para o crime, enquanto o cidadão está a cada dia mais enjaulado. Quantas pessoas ainda precisarão morrer”, questionou Boabaid.

O deputado destacou a importância de os parlamentares da Assembleia reunirem forças e afirmou que o Legislativo deveria chamar os representantes das forças de segurança e do governo para se chegar a ações concretas e definitivas.

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
Foto: José Hilde

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)