Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança


A participação feminina

A reforma política pode trazer em seu bojo a proposta do relator Vicente Cândido (PT-SP) de que a cada três candidatos a deputados no Congresso, um seja de mulher nas listas fechadas e pré-ordenadas de candidatos elaboradas pelos partidos. O novo sistema vai substituir o atual proporcional de deputados e a apresentação da proposta será dia 4 de abril.

Defendendo sua proposta o relator ressalta que mecanismos semelhantes foram implementados em países da America Latina, Europa, e África para resolver o problema da baixa participação feminina em parlamentos. Especialistas estrangeiros também têm defendido aumento de cotas para candidaturas femininas.

A grande verdade é que se não for imposta uma política de cotas, nada mudará no parlamento brasileiro. Foi citado o exemplo de Portugal com a política de cotas, que depois da implantação do sistema a participação feminina aumentou e hoje as mulheres representam 40 por cento das cadeiras do parlamento português.



 

Só voduzando!

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoNão querendo voduzar os atuais oito deputados federais de Rondônia que pleiteiam a reeleição – mas já voduzando! – temos uma lista de pelo menos dez predadores à espreita com dentões enormes e suas garras afiadas, sem contar novas lideranças que despontam no estado e que podem surpreender nas eleições de 2018. Alem do mais, as estimativas é que as cadeiras sejam renovadas em até 60 por cento.

Os predadores

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoSegue, cara pálida leitor voduzante, uma lista de pelo menos dez possíveis predadores.1- Leo Morais (Porto Velho) 2-Melki Donadon (VIlhena) 3 –Mauro Nazif (Porto Velho) 4 –Ernandes Amorim (Ariquemes) 5 –Jaqueline Cassol (Rolim de Moura) 6- Alex Testoni (Ouro Preto do Oeste) 7 –Adelino Follador (Ariquemes) 8 –Evandro Padovani (VIlhena) 9 – Amir Lando (Porto Velho) 10-Tziu (Ariquemes).

Quatro favoritos

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoDa lista acima, considerando o atual cenário político, nas principais regiões do estado, escolhi quatro favoritos para a peleja dos federais. Leo Moraes em Porto Velho; Melki Donadon em Vilhena e região, Jaqueline Cassol (Rolim de Moura e região da Floresta) e Adelino Follador (Ariquemes e Vale do Jamari). O jogo é bruto e alguns federais atuais, cito os casos de Garçon (Porto Velho) e Luiz Claudio (Rolim) podem ser abalados pelos predadores regionais.

As invasões

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoJá somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado.Mas é no Vale do Jamari, região polarizada por Ariquemes, aonde os conflitos agrários têm sido mais sangrentos. A recente invasão na região de Cojubim, organizada por bando de grileiros colocou abaixo uma fazenda de médio a grande porte com a queima da casa sede e equipamentos agrícolas.

A proibição

Gente de OpiniãoDa lavra do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), foi apresentado projeto de lei proibindo inauguração de obras públicas nos três meses que antecedem as eleições. A matéria deve entrar em tramitação logo depois do recesso. Conforme Buarque o objetivo é evitar a conotação política em favor de algum candidato. A proposta proíbe ainda durante o período a realização de shows, feiras e exposições pagos com dinheiro publico.
 

Via Direta

Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Lula se atira a disputa presidencial em 2018 mesmo sangrando na justiça com tantos processos*** Vai passando o tempo e o presidente Michel Temer vai conseguindo se manter no seu poleiro, cada vez mais sujo Já somam mais de 100 invasões de terras nos confrontos  espalhados em todo o estado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Lideranças dos principais pólos regionais de Rondônia estão fazendo campanha pelo voto bairrista, para que o eleitorado vote no candidato local, da própria cidade *** Nova Mamoré festeja amanhã, dia 21, 29 anos de emancipação política e administrativa. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Várzeas exigem atençãoNa ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entr

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Mundo cínicoO mundo vive horas difíceis, dando trela aos profetas das desgraças, que veem em eclipses e cometas o “fim dos tempos”. Notícias preocup

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)