Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Itapuã do Oeste recebe apoio do governo estadual


Gente de Opinião

Durante a reunião, equipe de governo define ações e anuncia benefícios para Itapuã

Coordenada pelo governador Confúcio Moura, reunião com auxiliares da saúde, educação, agricultura e segurança pública realizada na manhã desta segunda-feira (10) em Itapuã do Oeste, a 110 quilômetros de Porto Velho, definiu a execução de algumas ações em benefício da população, pleiteadas pelo prefeito Marcio Garcia Cavalheiro. O encontro ocorreu na sede da prefeitura.

O governo anunciou a entrega de duas ambulâncias, uma van para remoção de pacientes e a aquisição de 16 ônibus escolares para os estudantes da educação básica. Segundo o secretário-adjunto da Educação, Márcio Felix, é o município que mais receberá ônibus escolares.

O prefeito irá assinar convênios do repasse das ambulâncias nesta terça-feira, 11, em Porto velho. O município tem sete escolas, três rurais e quatro urbanas.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) se comprometeu com o transporte e fornecimento de mil toneladas de calcário, o que deixou satisfeito o prefeito Márcio Cavalheiro. “Não temos condições de investir nesse transporte”, disse no início da reunião. Segundo ele, 300 famílias de produtores serão atendidas com o calcário. A secretária-adjunta Mary Braganhol anunciou o aumento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Itapuã do Oeste. Para Rondônia,  chegará a R$ 9 milhões.

Itapuã do Oeste tem  11 mil habitantes, e produz soja, mandioca, café, abacaxi e arroz dentre outras culturas.  O município vem se destacando na produção de leite, cuja produção saltou de 9 mil litros no início do atual governo para 20 mil litros diários, segundo o diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho.

“Acredito que aqui para Itapuã o nosso governo fez a diferença, podemos triplicar a produção de leite”, disse Francisco Coutinho, dizendo que no que se referente a operações de crédito e projetos de apoio à agricultura as ações estão acontecendo, e irão dar um salto maior com a regularização das terras públicas da União  pelo Estado, o que foi definido na Medida Provisória 759. “Itapuã tem uma perspectiva no campo excelente. Daqui a dez anos será diferente, muito melhor”, disse.

O governador Confúcio Moura disse que há meios suficientes no município para gerar riqueza. Além de laticínio, tem madeireira e mineradora, e lembrou que agora tem energia de sobra. Itapuã cresceu também na produção de peixes – havia 80 hectares de lâmina d’água e hoje são 537 hectares, em diversas propriedades, todas licenciadas pelo órgão ambiental do estado.

Foi acertado no encontro, atendendo a demanda local, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá promover a limpeza urbana do município, o que começará na semana que vem. “Pode já pedir à população que separe seu entulho, junte o que tiver de juntar do quintal, que estaremos aqui na semana que vem”, disse o diretor Ezequiel Neiva. O DER também irá tapar buracos das vias.  O município já foi contemplado com 10 quilômetros de asfalto urbano, o que beneficiou 26 ruas por meio do projeto do governo Asfalto Bom.

Também houve o compromisso, por parte do governador Confúcio Moura, de liberar o cascalho necessário, disponível pela empresa mineradora instalada na região, para que a prefeitura possa trabalhar em conjunto com o DER na recuperação de vias.

O secretário de Defesa, Segurança Pública e Cidadania (Sesdec) coronel Lioberto Caetano, por orientação do governador, irá desenvolver uma estratégia de policiamento com mobilização da comunidade e agentes públicos do município para conscientizar sobre cuidados em relação ao patrimônio. A ocorrência de furtos é grande na região.

Participaram da reunião os secretários do município José Evandro Nascimento (Obras); Emilio Carlos Cardoso de Camargo (Saúde), Rosiane Barbosa de Araújo (Assistência Social);   a diretora-executiva da Secretaria de Estado da Saúde Maria do Socorro Rodrigues da Silva; a secretaria executiva da Governadoria Cira Moura; o presidente da Câmara de Vereadores Itamar José Felix; o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp.

Leia mais:

 Produtor de Itapuã do Oeste se destaca com cultivo de 180 mil pés de abacaxi em oito hectares

 Itapuã do Oeste reforça economia com mais duas novas agroindústrias


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)