Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Iphan pesquisará 29 bacias de altar milenar na Zona da Mata em Rondônia


Iphan pesquisará 29 bacias de altar milenar na Zona da Mata em Rondônia - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviará no próximo dia dez de agosto um arqueólogo para visitar as 29 bacias encontradas pelo farmacêutico bioquímico e pesquisador autônomo Joaquim Cunha da Silva numa área a cem quilômetros da sede do município de Alta Floresta do Oeste, a mais de 400 quilômetros de Porto Velho.

“Recebi um telefonema de Brasília me comunicando finalmente a visita esperada desde 2009”, ele contou no fim de semana. O representante do Iphan, cujo nome não foi anunciado a Cunha, visitará também o Museu Palácio da Memória, atualmente em fase de estruturação no Palácio Presidente Vargas, antiga sede do governo estadual.

As 29 bacias situam-se na cachoeira do Rio Consuelo. Noutra rocha próxima Cunha localizou mais sete bacias que indicariam dias da semana e fases da lua.

Segundo estudos de Cunha correspondem ao calendário lunar. “São 29 furos que finalmente serão avaliados”, comentou.

Ele incursionou na área inicialmente naquele ano, quando buscava o reconhecimento de geoglifos com características andinas e aruaques no sítio arqueológico conhecido por Eldorado Paititi.

“O altar fica num lugar rico e já foi relatado às autoridades na condição de sítio arqueológico, pois tem restos de cerâmica, artefatos líticos, terra preta, terraços agrícolas e pedaços de urnas funerárias”, relatou o pesquisador.

Segundo explicou, os geoglifos antropomorfos e zoomorfos [semelhantes ao homem e aos animais] constituem a elevação que se tornou conhecida por Pirâmide do Condor, no Distrito de Filadélfia.

Cunha acredita que o altar seria antigamente utilizado por ancestrais indígenas que habitaram a região que só veio a ser conhecida por Zona da Mata no século passado.

“Certamente, tivera a função de abrigar rituais com os quais esses povos obedecessem e entrassem em contato com o seu mundo, o reflexo dos astros e das estrelas que iluminavam suas vidas, e também onde pudessem fazer previsões de plantio e collheita”, opinou Cunha.

Conheça mais sobre a huaca do Condor

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)