Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Osmar Silva

Osmar Ferreira da Silva, 70 anos, jornalista (Colaborador do Portal Gentedeopinião), bacharel em direito pela Uniron, vindo da Bahia ha 36 anos, fundador do Jornal O Parceleiro em 1979 em Ariquemes, e Gazeta de Rondônia em 1980 em Ji-Paraná, escritor ficcionista e poeta inédito. Ex-secretário de Justiça, ex-diretor do Sebrae, no governo Jerônimo Santana, ex-presidente do Iteron(Instituto de Terras de Rondônia) no governo Osvaldo Piana, ex-secretário de Administração e ex-secretário de saúde de Ariquemes, no governo Francisco Sales e ex- diretor do Decom no governo de Confúcio Moura. Já foi pecuarista, agricultor e comerciante. Contato por E-mail: sr.osmarsilva@gmail.com

Ipam, um chute no ... do servidor

18/06/2017 - [17:35] - Opinião

 

Parece que o prefeito Hildon Chaves pretende fazer uma reforma administrativa no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Porto Velho, alvo, nos últimos governos, da sanha criminosa de gestores corruptos que, ao invés de preservá-lo, dilapidaram seu patrimônio material, o seu bom nome entre os segurados e a sua boa fama na praça.

O orgulho dos servidores municipais da Capital transformou-se em vergonha e humilhação. A boa fama na praça virou sinônimo de mau pagador, caloteiro. O bom nome caiu no descaso, no abandono e no desrespeito aos segurados.

Lembro dos anos 2006, 2007 quando o prestígio do Ipam sobrepujava os planos médicos da Unimed e do Ameron. Pagava em dia aos médicos e fornecedores. Tinha um acervo de conveniados respeitável. Médicos de todas as especialidades, clínicas, laboratórios, hospitais e até serviço dentário, que funcionava no prédio do próprio órgão com ótimos profissionais. Bons tempos.

Muitos servidores, efetivos e comissionados, se submetiam a baixíssimos salários e precárias condições de trabalho, somente por conta da boa assistência médica e previdenciária do Ipam. E não falo de ouvir dizer. Eu mesmo fiquei quatro anos na Câmara Municipal mais por esta assistência que pelo salário, que era uma indignidade para a função que exercia.

Por que será que o valente Sindeprof nunca fez uma greve contra o desmonte do Ipam, que tantos prejuízos trouxe ao trabalhador municipal? Por que será que os vereadores fecharam os olhos e deixaram este importante órgão de garantia social do servidor público ir à bancarrota? Não se cansam de dizer que o papel de vereador é fiscalizar e legislar? E então! Hem!? De quem é a culpa?

Está certo o prefeito Hildon em procurar fazer alguma coisa. Enxugar o organograma para dá mais celeridade nas ações, reduzir custos administrativos e combater salários bombados ilicitamente é um bom recomeço sim. Mas concordo com o articulista Waldemir Garcia de que isso só, não é a solução. Nem de perto nem de longe.

Precavenha-se prefeito. Fique esperto com os Chalaça´s que jurando amor eterno lhe induzem a erros. Lembra da figura? “Alguns podem estar dentro do próprio palácio Tancredo Neves, a poucos metros de seu gabinete”, indica Waldemir.

Precisa mesmo é “melhorar(...) a qualidade da assistência médica prestada aos segurados e seus dependentes”. E investir “na melhoria e ampliação dos serviços médico-hospitalares, hoje, alvo” do desemparo e da tristeza dos servidores de Porto Velho. E, urgentemente, estancar o crescimento da “fila de descredenciados(...)das mais variadas áreas, insatisfeitos com IPAM”, continua apontando o jornalista/servidor público Waldemir.

É preciso restabelecer os serviços de odontologia e de oftalmologia. O primeiro foi fechado. E o segundo funciona precariamente. Estamos transformando nossos servidores municipais em desdentados tatus cegos.

E dinheiro é coisa que não falta. Os servidores pagam todo mês, à vista, descontado no contracheque, a contribuição de cada um. E olha o que têm!!! É isso que merecem? Digam aí!
Sei não... tem hora que parece que o Waldemir é o único porta voz dos trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho. E os vereadores? Hã! Tá bom. Deixa pra lá, né?

OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação de Imprensa de Rondônia-AIRON – sr.osmarsilva@gmail.com


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados