Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Iniciada as acomodações partidárias - Por Carlos Sperança


A expansão urbana

A limitação das fronteiras para expansão urbana de Porto Velho poderá resultar em sérios problemas para a regularização dos loteamentos as margens da BR 319, terras além da ponte sobre o Rio Madeira, na margem esquerda e até no setor chacareiro que deslanchou e já esta perto das divisas de Candeias do Jamari.

Ocorre que o Ministério Público do Estado ingressou no Tribunal de Justiça de Rondônia com Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido de medida cautelar para suspender os efeitos da Lei Complementar que amplia a área urbana do município de Porto Velho. Se conseguir, teremos transtornos enormes nos próximos anos.

De um lado o sucesso da iniciativa do MPE pode garantir mais adensamento do núcleo urbano de Porto Velho tão espalhado. Temos bairros a quase 18 quilômetros de distância do centro da cidade, mas de outro vai comprometer a expansão urbana e causar problemas até as metas traçadas pela elaboração do novo Plano Diretor. Arre, que se chegue logo a um acordo.



 


Clima de insegurança

Com tantos assaltos e arrombamentos a região do centro histórico de Porto Velho sofre com a falta de segurança pública. O problema é agravado pelo aumento das cracolândias e de tantos apenados soltos perambulando pela cidade e reincidindo, sendo presos até usando tornozeleiras. Com a proximidade do final de ano e o movimento comercial aumentando nas avenidas a tendência é a coisa piorar ainda mais.


 

As acomodações I

Gente de OpiniãoVisando as eleições do ano que vem segue um processo de acomodações partidárias já iniciadas com algumas trocas de partidos.  O deputado estadual Léo Moraes (Porto Velho) deixa o PTB para ingressar no PPS, o deputado federal Lindomar Garçon (Porto Velho) deixou o PV para comandar o PRB, o ex-deputado federal Chagas Neto (Porto Velho) deixou o PMDB para se candidatar a estadual pelo PSB.

Iniciada as acomodações partidárias - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

As acomodações II

Gente de OpiniãoSeguem as mudanças de agremiações visando melhores condições de eleição, com o deputado estadual Ezequiel Junior (Machadinho do Oeste) deixando o PSDC sendo recepcionado pelo PRB, da Igreja Universal;  o ex-prefeito  Melki Donadon (VIlhena) deve deixar o PTB e ingressar no PDT para entrar na peleja a Câmara Federal; o ex-prefeito de Pimenta Bueno, deixa Jean Mendonça deixa o PTB e ingressa no PDT para tentar uma cadeira a ALE.


 

Alta cotação

Gente de OpiniãoEu sempre lembro que nem sempre os favoritos confirmam a condição nas urnas e muitos já tubularam gloriosamente depois de grandes vitórias em Rondônia no passado. Mas na temporada 2018 temos alta cotação atribuída para as candidaturas de Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho) para a reeleição na Câmara Federal; para o vereador Alex Palitot (PTB-Porto Velho) e o diretor do DER Israel Neiva (PMDB-Cerejeiras) a deputado estadual. E Confúcio (Ariquemes) ao Senado.

Dois Fogaças !

Gente de OpiniãoA eleição de 2018 coloca dois Fogaças (são primos) frente a frente na peleja das cadeiras da Assembléia Legislativa, lembrando em idos passado os primos David Chiquilito e Guilherme Erse. A secretaria do presidente da ALE, Irma Fogaça, que vem com forte estrutura para a peleja e por isto terá votos pingando pelo estado todo e o empresário das comunicações Everaldo Fogaça (Rádio, TV e jornal eletrônico), que trocou o PTB pelo PTC de Jair Montes.


 

Via Direta

Gente de Opinião*** Virou e mexeu, a tendência é o governador Confúcio Moura (PMDB) e o seu desafeto Hermínio Coelho (PDT) é ficarem no mesmo palanque de coalizão na eleição do ano que vem

Iniciada as acomodações partidárias - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** O ex-governador José Bianco assiste de camarote as articulações para as eleições de 2018 *** Já deixou bem claro que não deseja mais disputar cargos eletivos depois de uma carreira vitoriosa iniciada em 1982, como deputado estadual mais votado do estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)