Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Infelizmente a segurança pública entrou em colapso - Por Carlos Sperança


... E cadê os Vants?

A implantação dos Veículos Aéreos Não Tripulados, que foram adquiridos de Israel a peso de ouro pelo governo federal, era uma aposta brasileira para o controle das fronteiras infestadas de traficantes de drogas, de contrabandistas de cigarros e produtos eletrônicos, de comerciantes de armas e munições destinadas aos morros das grandes metrópoles brasileiras dominadas pelos cartéis do crime organizado.

Mas cinco anos depois das compras das aeronaves elas continuam encaixotadas em bases aéreas do Sul do país e da Amazônia, devido aos elevados custos de manutenção. Além disto, não existe orçamento para colocar em ação o que era considerada inovação certeira para o controle das nossas divisas com países como o Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia onde é de conhecimento público a origem das drogas e das armas para as associações criminosas.

O contingenciamento de recursos na Policia Federal durante o governo Temer é um dos principais motivos das porteiras abertas nas fronteiras brasileiras para o crime organizado. Toneladas de maconha atravessam as rodovias brasileiras para chegar à Amazônia, que serve de entreposto de drogas para o tráfico internacional. 


A central de boatos

A central de boatos já fervilha pelo estado. E é fake news para todo lado. Um dos boatos a respeito do encontro do senador Ivo Cassol com Expedito Junior na Zona da Mata no final de semana é sobre acordo político par colocar Mariana Carvalho (PSDB) para disputar o governo sendo o vice indicado pelo senador Ivo tendo Expedito Junior como candidato ao Senado numa aliança que junta PP/PR/PSDB/PSD no mesmo palanque. Será que a coisa tem procedência?

PSDB escalado

Os tucanos confirmaram o governador de São Paulo Geraldo Alckmin como seu candidato a presidente da Republica na última terça feira e ele já anunciou um périplo por todo o país. Em Rondônia onde o tucanato sempre teve força – já elegeu até governador – o partido pressiona a deputada federal Mariana Carvalho para disputar o CPA. Como se vê, Alckmin já procura reforçar as paliçadas de sua campanha nos estados.

A desistência

Depois da contratação de auditores especializados no mercado da mídia impressa, que trabalharam em Rondônia com estudo de viabilidade econômica, dois grupos distintos desistiram de implantar jornais diários em nosso estado. Um grupo político interessado, e que tem candidato ao governo definido, depois do levantamento optou pela utilização das mídias digitais na campanha deste ano. O segundo grupo, de Manaus, tomou o mesmo rumo, da desistência.

Com ajustes

A desistência da implantação de novos periódicos tem seus motivos. Rondônia perdeu nos últimos anos dois importantes diários que marcaram época. O jornal Estadão do Norte e o centenário Alto Madeira e cada um com suas razões não resistiram à crise econômica e os elevados preços de custo de impressão. Para enfrentar esta situação de crise - que é nacional - o próprio Diário teve que se reinventar se ajustando a nova realidade, mas não deixando de circular em todo o estado.

As chuteiras

Encontrei na fila de um supermercado durante a semana o celebre Edgard Azevedo, o aeronauta, que disputou tantos cargos eletivos – inclusive o governo do estado – em anos passados. Como se recorda, Edgard já teve cinco quedas com seu ultraleve na capital, dois deles no Rio Madeira, e como um gato, que tem sete vidas, já gastou cinco. Anunciou que pendurou as chuteiras na política. Deve achar mais segurou voar com seu ultraleve...
 

Via Direta

*** A crise se espraia pelo municipalismo rondoniense *** Temos municípios que abandonaram de vez a saúde e outros serviços essenciais, tal a falta de recursos *** Não bastasse à situação das estradas no estado é péssima e alguns trechos da BR 364 estão repletos de crateras lunares ***

Infelizmente a segurança pública entrou em colapso - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Um final de semana sangrento na capital, mas não tão diferente do que ocorre em outros estados *** Infelizmente a segurança pública entrou em colapso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)