Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Indefinições nas candidaturas em RO - Por Carlos Sperança


Muitas indefinições

Teremos ainda um longo caminho até as definições das candidaturas majoritárias ao governo de Rondônia e as duas para as vagas ao Senado. São muitas perguntas ainda sem resposta e algumas delas só deverão sair depois do encerramento do prazo da janela partidária que permite aos parlamentares a troca de legenda sem punição da justiça Indefinições nas candidaturas em RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoeleitoral e da desincompatibilização dos cargos daqueles postulantes que exercem funções no Poder Executivo.

Indaga-se, por exemplo, como será a situação do senador Ivo Cassol (PP), pretenso candidato ao governo de Rondônia cumprindo pena alternativa em Brasília. Como fará para ser candidato em Rondônia? Se gazetar a pena alternativa sua punição poderá ser ampliada. E a situação do governador Confúcio Moura ao Senado? Ele já anunciou sua desincompatibilização para o dia 5 de abril, mas ainda reluta em permanecer no MDB para fazer dobradinha com Valdir Raupp ao Senado. Especula-se a mudança de sigla, tanto para o PSB de Daniel Pereira como ao PDT de Acir Gurgacz.

No PSDB, o ex-senador Expedito Junior ainda não se decidiu se vai disputar o governo do estado pela terceira vez, ou vai optar pela peleja de uma cadeira ao Senado.


Procurando espaço

Aberta a janela partidária, que se estende até meados de março, vários deputados estaduais já estudam a troca de legendas. O PSDC só na semana passada foi sondado por três deputados visando novas acomodações. Por sua vez O PDT também foi prospectado perante sua direção estadual e pelo menos duas adesões estão se encaminhando. Os entendimentos seguem nas cúpulaspartidárias

Pelo agronegócio

Enfim, as desincompatibilizações estão começando nas esferas municipais e estaduais em Rondônia. Já cumprido o rito para disputar a eleição de outubro o secretário da Agricultura Evandro Padovani foi o primeiro a deixar o cargo para pleitear uma cadeira à Câmara dos Deputados. Será o candidato do agronegócio, com força suficiente para eleger um representante para a bancada ruralista, como ocorre em outros estados neste segmento.

Sarna para se coçar

Tem coisas ainda emperradas na administração do prefeito HIldon Chaves (PSDB) e ele deve sofrer mais ainda no decorrer do primeiro semestre. A regularização fundiária avançou muito pouco. Por causa de problemas orçamentários as máquinas da prefeitura padecem até com a reposição de pneus. Os problemas de saúde se tornaram um calcanhar de Aquiles. Enfim, Hildon tem muita coisa a resolver. E agora ainda arrumou sarna para se coçar com os projetos da nova rodoviária e do esgotamento sanitário.

As convenções

As convenções partidárias que eram realizadas impreterivelmente até o dia 31 de julho nos aos anteriores, neste ano serão iniciadas dia 20 de julho e prolongadas até o dia 5 de gosto. Com isto as incógnitas das alianças vão se prolongar mais ainda, porque muitas decisões estão sendo chutadas para a última hora com os candidatos só confirmando as postulações nas últimas horas. Experientes, Confúcio e Expedito, possíveis candidatos ao Senado, catimbam o jogo o que podem.

Definições pedetistas

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT cumpre agenda no final de semana em vários municípios do estado. Ele vai acompanhar com os dirigentes dos partidos a seqüência da janela partidária para a troca de legendas e a confirmação de algumas desincompatibilizações importantes no estado. Também serão estudadas as nominatas de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados nos municípios do Cone Sul rondoniense.

Via Direta

*** Finalmente as atividades parlamentares voltaram nas câmaras de vereadores, Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional *** Com isto se aceleram as articulações visando às eleições de outubro *** A Ponta do Abunã vai se unir em torno de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados que apóiem seu projeto de emancipação *** O eleitorado daquela região só vai respaldar aqueles comprometidos com a bandeira da autonomia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)