Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Inda fais! indagora, idadela, perainda! Por Montezuma Cruz


Idadela?
Qual a idade dela?

Inda fais!Inda fais! indagora, idadela, perainda! Por Montezuma Cruz - Gente de Opinião
Ainda faz!

Pedrinho saiu indagora.
Saiu há pouco.

Ali o padre vai construir a igrêa.
Construir a igreja.

Perainda!
Espere um pouco. Espere aí.


Jorge Maia

Eu era menino, e não faz muito tempo, quando eu ouvia minha mãe usar a expressão “perainda” sempre que alguém lhe pedia pressa, ou lhe cobrava uma resposta mais imediata e a usava mesmo na sua idade mais avançada, quando naquelas circunstâncias. Perainda, pensando bem, parece uma palavra tupi guarani, mas se pronunciada muito rápido e com um som mais gutural parece japonês.

O certo é que é uma palavra nossa, aqui do nordeste. Mas as palavras são assim, poéticas, pesadas, mansas ou agressivas. Talvez, ou certamente, o que promoveu o desenvolvimento do ser humano, em razão do poder de comunicação e aqui não vale citar o papagaio, que apesar de falar algo, não comunica criatividade.

O que chamou a minha atenção é que duas pessoas em sua atividade diária, uma do nordeste, outra do sudeste, quando o sudestino ( isto existe?) solicitou do nordestino certa informação e este disse: perainda. O sudestino franziu a testa, sem entender do que se tratava e perguntou: o que é perainda?

O nosso nordestino não entendeu do que se tratava, pois acostumado a dizer perainda, nunca parou para examinar a expressão e ficou sem saber o que falar e respondeu: eu não sei. Quem disse isso? Ao que o outro respondeu: Você acabou de falar perainda.

Esta é a magia das palavras; estabelecer conceitos subjetivos e abstratos, às vezes materializando compreensões que nos remetem ao conhecimento da ciência ou da alma humana, pois denunciam as nossas certezas ou a nossa ausência do mundo que nos circundam.

Perainda é bem nossa. É algo que todos nós sabemos,mas só quando nos chamam a atenção é que paramos para pensar em seu significado e só nos resta sorrir quando descobrimos a corruptela da expressão, que se pronunciada na sua inteireza não faz sentido usar. Mas, e Daí? É o nosso jeito de falar em uma conversa coloquial.

São tantas as expressões que usamos no dia a dia, e que jamais usaríamos em uma apresentação pública. é como se tivéssemos um dialeto dentro do nosso idioma, sem que deixasse de ser Português. Por exemplo, quando falamos: ou as meninas, querendo chamar a atenção de meninas. Esse plural poético com gosto de infância.

São tantas e tantas que em outro momento poderei enumerar algumas,. Mas agora, gente! Perainda!

Texto de Jorge Maia saiu originalmente, no Blog do Anderson

24zw3s

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)