Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Inauguração do bumbodromo garante Duelo


Inauguração do bumbodromo garante Duelo  - Gente de Opinião

O governo estadual reinaugura na noite desta sexta 25, o Bumbodromo de Guajará Mirim com o show da Banda Versalle e apresentação dos bois Flor do Campo e Malhadinho.

Há dois anos o famoso festival folclórico Duelo na Fronteira não acontece, em virtude da interdição do bumbodromo além da impossibilidade dos grupos folclóricos da Pérola do Mamoré não poderem firmar convênio com o governo estadual. Os problemas foram sanados graças à eleição do Dr. Neidson (PTdoB) para a Assembléia Legislativa de Rondônia que assim que assumiu não mediu esforços para ver o Festival novamente no calendário cultural de Rondônia. Assim sendo, a arena foi totalmente adequada às exigências técnicas e nesta sexta feira, será entregue à população, não apenas a área das apresentações dos bois Malhadinho e Flor do Campo, mas, um Parque que conta inclusive, com uma infra estrutura que conta com área para multi- eventos e um conjunto de equipamentos para atividades físicas com pista para caminhadas, campo de futebol e quadra de esportes.

Duelo na Fronteira

O festival Duelo na Fronteira propriamente dito vai acontecer entre os dias 9, 10 e 11 de outubro com os bois Malhadinho e Flor do Campo se enfrentando mais uma vez, para ver quem melhor representará a Pérola do Mamoré no segmento folclórico brincadeira de Boi Bumbá.


Lenha na Fogueira

Parte da cúpula do Ministério da Cultura encontra-se em Porto Velho, onde a partir das 9 horas de hoje, inicia o processo de votação para a formação do Conselho Nacional de Cultura etapa estadual.

*********

A reunião vai acontecer durante o dia todo no Palácio das Artes Rondônia. De acordo com a técnica do MinC Márcia que está em Porto Velho desde ontem juntamente com equipe instalando a estrura que vai atender os representantes de todas as Setoriais da Cultura.

*********

Para Rondônia contar com três representantes no Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, é necessário que no mínimo 131 pessoas (não precisa ser integrante de qualquer Setorial) com idade acima de 16 anos, assine a lista de presença que estará à disposição na entrada do setor administrativo do Palácio das Artes Rondônia cujo acesso, é pela rua Tabajara (Teatro Guaporé) no dia de hoje.

********

Além disso, existem os candidatos para o Conselho Nacional. Nesse me inscrevi como candidato e se você que me dar à honra do seu voto, faça o seguinte:

********

Acesse www.cultura.gov.br/votacultura aí vai aparecer à página pedindo que você coloque seu e-mail e senha e logo abai a palavra inscreva-me clica aí e vai surgiu outra página pedindo pra você digitar seu CPF. Depois que você confirmar que seus dados estão corretos aparece automaticamente à lista de todas as setoriais de culturas e você escolha      CULTURAS POPULARES e vai aparecer minha foto e então é clicar na palavra votar. Obrigado por votar em mim.

********

Por falar em Palácio das Artes, exatamente no dia de hoje 25,  está completando UM ANO que o teatro foi inaugurado. Não sei se os amigos registraram, mas a cultura em Porto Velho deu um salto muito grande nesses 365 dias da existência do Teatro Rondônia.

Inauguração do bumbodromo garante Duelo  - Gente de Opinião

********

O público de Porto Velho teve a oportunidade de assistir grandes espetáculos que se não houvesse o Teatro jamais assistiria como foi o caso do Festival Mova-se. Dos espetáculos, Minios e Frozen, além dos espetáculos que fazem parte do Palco Giratório que só neste mês de setembro levaram mais de 15 mil expectadores ao teatro.

********

Apesar da boa administração exercida pelos diretores da Fundação Palácio das Artes – Funpar que hoje conta com o presidente Severino Costa e a Diretora Artística Gilca Macedo Lobo e até a semana passada contou com o Ibraim na diretoria Administrativo-Financeira e mesmo com o Teatro gerando arrecadação de recursos, ainda não conseguiu a autonomia necessária para se manter.

********

Quando digo autonomia necessária, quero dizer que sua diretoria não tem poder de utilizar os recursos que são depositados na conta da Funpar. Se pudessem, com certeza a Central de Ar que está com problemas técnicos, já estaria funcionando a contento, assim como outros reparos que são necessários.

*******

Mesmo assim, ultimamente temos noticias de que alguns parlamentares estaduais, estão fazendo pressão junto ao governador, para que as salas possam ser utilizadas por segmentos evangélicos que querem levar para o teatro seus cultos.

********

Sem saber o que realmente ocorre na Fundação, parlamentares utilizam a tribuna da ALE para falar o que não sabem e nem procuram saber. Falam porque ouviram falar!

Inauguração do bumbodromo garante Duelo  - Gente de Opinião

*******

Deixam-se emprenhar pelos ouvidos. O que a Funpar precisa é de apoio dos próprios deputados para conquistar sua autonomia, sem que para isso tenha que recorrer às finanças do estado.

********

Nenhum teatro da região Norte recebeu tanto espetáculo nos últimos 365 dias, como o nosso Teatro Palácio das Artes Rondônia. Parabéns TEATRÃO!

Inauguração do bumbodromo garante Duelo  - Gente de Opinião
Foto ilustrativa do jornalista Ivo Feitosa

 


Processo de renovação do CNPC hoje em Porto Velho

A Secretaria de Articulação Institucional e a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura, em parceria com o Conselho Estadual de Política Cultural, convidam todos os representantes de segmentos culturais e público interessado a comparecerem à etapa estadual (presencial) do processo de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), que será realizada em Porto Velho, Rondônia, nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, no Teatro Palácio das Artes Rondônia (Rua Tabajara – entrada pelo teatro Guaporé).

De 9 às 18h00, os eleitores e candidatos poderão realizar inscrições e votar, na plataforma, conforme seu respectivo segmento cultural. Além da votação, será realizada uma Roda de Conversa, das 15h00 às 17h00,  com o tema “Participação Social na Gestão Cultural.”

Lembramos que as inscrições pela internet (como eleitor ou candidato), no portal www.cultura.gov.br/votacultura poderão ser realizadas até 26 de setembro. Já o exercício do voto pela internet estará aberto de 08 de setembro a 07 de outubro de 2015.

 A participação presencial dos segmentos culturais é fundamental para garantir o número de delegados a eleger para o respectivo Fórum Nacional Setorial (conforme Edital CNPC) .

Para saber mais e ter acesso ao edital, acesse: www.cultura.gov.br/votacultura

Programação – Porto Velho

Local: Teatro Palácio das Artes Rondônia (Rua Tabajara – entrada pelo teatro Guaporé, sala de reuniões da área administrativa)

9h00 – Mesa de Abertura com Representantes do Ministério da Cultura, do Estado de Rondônia, do Município de Porto Velho e da Sociedade Civil.

9h às 14h – Início das inscrições e votação na plataforma;

15h às 17h – Roda de Conversa “Participação Social na Gestão Cultural”, com representantes dos Conselheiros do CEPC/RO (Conselho Estadual de Política Cultural), membros do MINC e da sociedade.

17 às 18h - Atendimento aos eleitores e candidatos.

20 h – Programação Cultural no Palácio das Artes Rondônia:

Palco Giratório – Espetáculo de Dança: reconstruindo a identidade Ribeirinha, com o Grupo D’Palma (RO).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)