Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Yêdda Pinheiro Borzacov

IN IDEM FLUMEN: AS POVOAÇÕES DO RIO MADEIRA E A ORIGEM DE PORTO VELHO - Por Yêda Borzacov


 

IN IDEM FLUMEN: AS POVOAÇÕES DO RIO MADEIRA E A ORIGEM DE PORTO VELHO (SÉCULO XVIII AO XX)

 

* Yêdda Pinheiro Borzacov

Recentemente foi lançado em Porto Velho o livro do professor e acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca intitulado: “In idem flumen: as povoações do rio Madeira e a origem de Porto Velho (século XVIII ao XX)”. A publicação da obra, foi feita sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGRO). Compõe-se de três estudos independentes, mas interligados, sobre o processo que o autor denomina de neocolonização do rio Madeira, que culmina com o surgimento de Porto Velho. Coube-me a tarefa de apresentar a obra desse nosso confrade, apresentação que reproduzo abaixo.


Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia e integrante dos quadros do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGR), da Academia de Letras de Rondônia (ACLER) e sócio correspondente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), Dante Ribeiro da Fonseca é autor de expressiva produção acadêmica na área em que se tornou íntimo: Ciências Humanas – História Regional Amazônica, de cunho nitidamente nosso. Sua obra composta de capítulos de livros, prefácios, comunicações em anais, verbetes em obras de referência, artigos em revistas especializadas e na imprensa rondoniense, conferências e livros, é primordial e inestimável para resgatar, divulgar e valorizar a História da Amazônia, rica de feitos significativos, de passagens marcantes para a História do Brasil, servindo para emular e estimular as novas gerações.

Na sua numerosa bibliografia figuram questões teóricas e historiográficas, fundamentais para o conhecimento, a compreensão e a reflexão das raízes históricas da Amazônia. Dentre os livros, ressaltam-se “Estudos da História da Amazônia” volumes I (2007) e II (2016), “Rondônia, sua História e sua Gente” (2008) e em coautoria “História Regional – Rondônia (1998), didático pioneiro, livros estes arrolando fatos políticos, administrativos, econômicos, sociais e culturais, com detalhes até então negligenciados ou divulgados com versões distorcidas e inaceitáveis.

A publicação de “In idem flumen: as povoações do rio Madeira e a origem de Porto Velho (século XVIII ao XX)”, é resultante de pesquisas, estudos, dedicação e trabalho extraordinários, atestando uma visão extremamente douta e ao mesmo tempo informativa da evolução de um centro da vida amazônica – o vale do Madeira, escritos que propiciam adquirirmos maior conhecimento desse pedaço do norte brasileiro. É um trabalho destinado a permanecer e a ter profunda penetração na mente e no espírito dos apreciadores da nossa literatura histórica.

Evidencia, o autor, além do período neocolonial do século XIX do vale madeirense, o surgimento de Porto Velho, relacionada à construção de um empreendimento moderno: a épica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, processo descentralizador significativo, abrindo a floresta tropical.

Destaca, aspectos vivenciados pela população e as transformações que se operaram ao longo do espaço territorial, enfocando sempre o papel relevante do rio Madeira que destaca-se no contexto amazônico pela sua extensão e pela vasta região que atravessa.

Dante Ribeiro da Fonseca ocupa posição de primeiro plano, na vida literária da Amazônia Rondoniense. Em face aos relevantes serviços prestados ao Estado, com dignidade, inteligência e competência foi agraciado com prêmios e títulos, dentre eles: Ordem do Mérito Marechal Rondon, grau de Oficial, Governo de Rondônia; Setenta anos de participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, Comando Geral do Exército Brasileiro; Distinção Honorífica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – EFMM, Câmara Municipal de Porto Velho – Rondônia; Pergaminho de Honor, Alcadia de Guayaramerin, Bolívia; Oficial do Mérito Judiciário Trabalhista, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Rondônia e Acre; e Diploma de Honor, Sociedad Cultural y Literária Guayaramerin, Bolívia.

Um dos grandes ideais de Dante Ribeiro da Fonseca, hoje, é que seja inserido na educação os valores culturais nativistas, desde o ensino fundamental (porque nele se estabelece os pontos imprescindíveis da formação do homem) e, consequentemente, da permanência dos conhecimentos.


Honra-me, sobremaneira, manifestar-me sobre o amigo, amicíssimo, Dante Ribeiro da Fonseca, figura exponencial no seu campo de ação, por mais este livro, registrando minha admiração pela sua capacidade intelectual.

Vindo do Rio de Janeiro em 1984, aqui permaneceu para contar a nossa História, para escrever a História e para ser História.

 
 

* Yêdda Pinheiro Borzacov, da Academia de Letras de Rondônia, do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, vice-presidente do Memorial Jorge Teixeira, da Academia Histórica Militar Príncipe da Beira e colunista do site Gente de Opinião.

IN IDEM FLUMEN: AS POVOAÇÕES DO RIO MADEIRA E A ORIGEM DE PORTO VELHO - Por Yêda Borzacov - Gente de Opinião

Capa da mais recente obra de Dante Ribeiro da Fonseca.
Foto: Arquivo Pessoal

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O intelectual Gesson Magalhães

O intelectual Gesson Magalhães

A intelectualidade de Rondônia está de luto. Morreu o poeta romântico Gesson Magalhães. Morreu o confrade que ocupou com mérito a cadeira número dois

Cidade dos Barbadianos

Cidade dos Barbadianos

Nas proximidades do leito da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré surgiram alguns bairros populacionais

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

O perfil de um homem vai se cinzelando no decorrer dos anos e a poeira do tempo, como procede inexoravelmente, a história, vai laminando as reputaçõ

Conheça a literatura de Porto Velho

Conheça a literatura de Porto Velho

Aplaudo e abraço com afeto, mais uma vez, a professora, escritora e acadêmica Sandra Castiel, amorosa porto-velhense que enobrece e honra a Academia

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)