Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: A GUERRA DOS ÍNDIOS E O APOENA


  Gente de Opinião

HISTÓRIAS DO LÚCIO
Lúcio Albuquerque, repórter


O ano seria aí 1978 – o Montezuma Cruz é capaz de lembrar – e de repente ficamos sabendo que entre duas tribos (Zoró x Suruí) na região de Espigão d’Oeste estava havendo uma espécie de guerra e lá fomos nós dois até o posto Sete de Setembro, dentro da reserva Suruí .

A informação era que a disputa estava acontecendo em razão do rapto de duas índias por membros de uma das tribos, e a coisa seria resolvida na base da disputa pela força. Pode parecer coisa maluca, mas era do que nós fomos, eu e o Monte, atrás.

Chegamos ao posto e fomos direto para a casa grande, onde estaria o sertanista Apoena Meirelles, imaginando que ele estaria muito ocupado tentando negociar para acabar a disputa.

No posto, estava o Apoena: deitado em uma rede, se abanando com uma folha grande de um mato qualquer. Com aquele sorriso de sempre queria saber o que nós tínhamos ido fazer lá.

Quanto à guerra dos índios? Não, não foi como nos ensinaram os filmes americanos da conquista do oeste. Acabou dias depois. Quem venceu? Nem lembro mais se houve vencedor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, mais ta

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional para assistir à apresentação da peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja ca

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Onze pessoas morreram em Porto Velho vítimas da gripe espanhola, conforme registro do serviço de Saúde.1943 – Instalada, em Porto Velho

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)