Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

História da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ganha exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho


Gente de Opinião

Fotos que eram em preto e branco tomam cor através de pesquisa realizada pelo artista

Para quem mora em Porto Velho ou está de passagem na cidade e quer conhecer o surgimento da capital de Rondônia, poderá visitar a coleção de quadros sobre a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que de origem à cidade.

A coleção conta com 20 quadros e ficará exposta na Casa da Cultura Ivan Marrocos. A origem de exposição “Trilhos do Tempo”, que acabara de passar pelo estado de Mato Grosso, durou cerca de quatro anos para ser finalizada.

O artista plástico Amaury Dantas pintou os quadros com imagens do fotógrafo oficial da construtura, Dana Merril, disponibilizadas pelo escritor do livro “A Ferrovia do Diabo”, Manuel Rodrigues Ferreira.

“Durou 4 anos, pois quando tive o contato com as imagens vi que elas eram em preto e branco e tive que fazer o trabalho de pesquisa para saber quais as cores usavam na época”, diz Amaury. De acordo com o artista, na época tiveram vários povos aqui no estado, como asiáticos, barbadianos e povo Hindu como poderá se ver em um dos quadros.

Com apoio dos governos de Rondônia e de Mato Grosso, e as prefeituras de Mirassol D’Oeste e de Porto Velho e curadoria de Margot Paiva, os quadros levam a história passo a passo que vão desde o primeiro contato que os construtores da ferrovia tiveram com o povo da Vila Teotônio.

Com entrada gratuita, os quadros além de dar asas a imaginação, também fortalece o conhecimento histórico.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)