Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Hildon Chaves tá de cabelos arrepiados. A prefeitura ainda tem muitos esqueletos para serem desvendados - Por Carlos Sperança


A PEC da redução

Já tramitando, dificilmente a PEC que reduz o numero de deputados federais para 405 deverá ser aprovada no Congresso Nacional, ainda mais com as dificuldades que os parlamentares enfrentam na campanha da reeleição devido ao desgaste da classe política. Pela proposta apresentada o número mínimo de deputados federais eleitos passará de 8 para 4 (caso de Rondônia), nos estados de menor população e o numero máximo de 70 (caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais) para 50, nos estados mais populosos.

De acordo com o autor da proposta, o senador Álvaro Dias (PV-PR) os novos limites vão acontecer de forma escalonada. Ele entende que o projeto tem o mérito de resolver o grave problema de equilíbrio no que diz respeito à representação das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados e conseqüentemente diminuição dos gastos públicos.

O senador citou que a questão da sobre-representação não ocorre apenas com o estado de Roraima, atinge de forma intensa também as representações dos estados do Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.


A fraternidade

A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB realiza mais uma campanha da fraternidade, enfocando em 2017, os biomas brasileiros. O tema da campanha é “Cultivar e Guardar a Criação”. Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) enfatizou a importância do evento e a comemoração do Dia do Italiano.

Estrada da penal

Deu xabu de novo na anunciada pavimentação da Estrada da Penal, uma reivindicação antiga, que dá acesso aos portos Maggi e da Cargil, causando trafego pesado e intenso com a exportação de soja e como conseqüência ocorrem muitos acidentes. No verão é muita poeira, no inverno lamaçais que impedem o escoamento da produção. O TCE-RO suspendeu mais uma vez á licitação deixando frustrados milhares de moradores daquela região.

Mais invasões

Seguem as invasões em Porto Velho por todos os quadrantes. As regiões mais atingidas atualmente são na BR 319, depois da Ponte, na Zona Norte (Bairro Planalto) e o setor chacareiro cortado em terrenos urbanos, na Zona Leste. Têm até movimento bem orquestrado (na região do Planalto II) com  mapa pronto e a definição das áreas para a construção de creches, praça e escola. Tudo profissionalizado...

Cabelos arrepiados

O prefeito de Porto Velho HIldon Chaves (PSDB) ficou de cabelos arrepiados ao tomar conhecimento, depois de auditagem realizada na sua administração, de que a prefeitura da capital esta gastando R$ 60 milhões com alugueis e vigilância armada. Aos poucos ele vai tomando ciência que o buraco é mais em baixo. A prefeitura ainda tem muitos esqueletos para serem desvendados.

Dois bicudos

Como dois bicudos não se beijam, dizem que o vereador de Ariquemes Ernandes Amorim, que já foi prefeito e senador e que pretende se eleger deputado federal no ano que vem esta deixando os quadros do PTB agastado com o presidente regional Nilton Capixaba, que também é deputado federal. O que será que aconteceu? Olha, dizem que Capixaba não gosta de desordeiros. Do seu lado Amorim não suporta tiranos!

 

Via Direta

*** Várias construtoras deram o golpe da venda de casas e apartamentos vendidos pela planta em Porto Velho *** Temos alguns casos com atrasos até de cano ou dois anos de entrega. É coisa de louco ***O DNITT espera que os reparos feitos no viaduto da capital consigam finalmente segurar o avanço das rachaduras diante das chuvas torrenciais que tem caído na região *** O MPF pegou pesado no prefeito de Ariquemes e vereadores no caso da cartilha escolar. A polêmica continua.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)